Zinco – Muito Mais que um Anti-Viral

O Zinco é um oligoelemento que desempenha um papel essencial na saúde e cognição humanas em geral.

O zinco é necessário para a atividade catalítica de cerca de 100 enzimas. Está envolvido na resposta imunológica, síntese de proteínas, cicatrização de feridas, síntese de DNA e divisão celular.

Níveis adequados de zinco são cruciais para o crescimento e o desenvolvimento quando se é jovem. E necessário para bom gosto e cheiro.

Comprimidos de zinco do naufrágio do “Relitto del Pozzino” 120 aC
O A/6 pyxis

Nossas primeiras evidências físicas de zinco para uso terapêutico vêm do naufrágio do antigo navio ” Relitto del Pozzino ” que afundou na costa da Toscânia por volta de 120 aC Arqueólogos encontraram os restos de uma caixa de remédios com mais de 2.000 anos contendo vários pyxis de estanho (caixa cilíndrica com uma tampa).

Dentro de uma das latas havia cinco comprimidos medicinais do tamanho de um dedo  e perfeitamente preservados. As pílulas continham um composto de zinco que os escritos antigos nos dizem ter sido usado como um colírio. [I]

A deficiência de zinco é comum em todo o mundo, inclusive nos EUA. Essa deficiência ocorre porque não comemos alimentos suficientes que contenham zinco. [II] Seu corpo precisa de cerca de 10 – 20 mg de zinco por dia, pois não pode armazenar zinco.

Você obtém zinco ao comer frutos do mar como ostras ou lagostas. Carne de vaca, porco e frango fornecem quantidades menores de zinco por porção. Também está presente em ovos, iogurte, queijo e nozes.

Mas não apenas a maioria de nós não come alimentos contendo zinco em quantidade suficiente, mas também contém fitatos que bloqueiam a absorção de zinco em seu corpo. Portanto, os vegetarianos são particularmente vulneráveis ​​à deficiência de zinco.

Logo falaremos mais a fundo sobre deficiência de zinco,suas causas e os sintomas de deficiência facilmente reconhecíveis.

zinco e função cerebral

Como Funciona?

Primeiramente, o zinco é um antidepressivo. Ele desempenha um papel na modulação da resposta do cérebro e do corpo ao estresse e à depressão. Mais de 100 enzimas em seu corpo usam o zinco para ajudar a produzir DNA, síntese de proteína e divisão celular.

O zinco também é fundamental para sinalizar entre e dentro dos neurônios e outras células do seu corpo. Dedos de zinco estão presentes em pelo menos 3% de todas as suas células. Proteínas que contêm dedos de zinco atuam como módulos de interação que ligam DNA, RNA, proteínas e outras moléculas. [III]

Quantidades mais altas de zinco são encontradas em seu cérebro. Particularmente seu hipocampoA deficiência de zinco pode levar à sintomas de depressão, agressão, convulsões, violência, TDAH e problemas de aprendizado e memória.

Um estudo publicado no American Journal of Psychiatry mostra que crianças desnutridas apresentam um notável aumento de distúrbios comportamentais e comportamento agressivo. Crianças com deficiências nutricionais demonstraram um aumento de 41% na agressão aos 8 anos! Aos 17 anos, eles demonstraram um aumento de 51% no comportamento violento e anti-social .

As crianças desnutridas não estavam recebendo minerais essenciais suficientes, como zinco e ferro. Ou as vitaminas B necessárias para desenvolver sistemas nervosos saudáveis. [IV]

Os níveis de zinco foram encontrados baixos naqueles que sofrem de depressão. Na verdade, quanto mais deprimido alguém estiver, menor será o nível de zinco. [V]

Vários estudos em humanos demonstraram que a suplementação de zinco com ISRSs ajuda na eficácia desses antidepressivos. Um estudo duplo-cego, randomizado, com 44 pacientes com depressão maior foi aleatoriamente designado para receber zinco ou placebo.

Na conclusão do estudo de 12 semanas, os pesquisadores descobriram que “a suplementação de zinco juntamente com o antidepressivo ISRS melhora os transtornos depressivos maiores de forma mais eficaz que em pacientes com placebo e antidepressivos (SSRIs)”. [VI]

O zinco é necessário para a formação de memória. Pesquisas na última década mostraram que a presença de zinco nas vesículas sinápticas de neurônios excitatórios no córtex cerebral e no hipocampo regula a plasticidade sináptica.

A potenciação de longo prazo é uma forma de plasticidade sináptica que tem se mostrado subjacente ao aprendizado e à memória. E o zinco nas vesículas é fundamental para o funcionamento adequado desses circuitos cerebrais. [VII]

A deficiência de zinco está associada à falta de memória. E a deficiência prejudica a sinalização do BDNF, que também está envolvido na potencialização e memória de longo prazo[VIII]

Um estudo muito recente revelou que a presença de zinco altera a dinâmica de liberação de neurotransmissores como a dopamina no nível dos neurônios.

O zinco faz com que o poro celular se feche mais lentamente que o normal, fazendo a vesícula permanecer aberta por mais tempo e liberando mais neurotransmissores.

Os pesquisadores concluíram: “Nossos resultados finalmente fornecem uma conexão entre o zinco e a regulação da liberação de neurotransmissores. Ele pode ser importante para a formação e armazenamento de memórias. ” [IX]

Muitos biohackers suplementando com zinco relatam melhor energia e foco. Pesquisa clínica apoia isso. Mas quase sempre quando se corrige uma deficiência de zinco[X]

Um estudo italiano investigou se a suplementação de zinco poderia ajudar a restaurar a memória em pacientes com AVC. 26 pacientes tomaram 10 mg de zinco diariamente durante 30 dias.

No dia 30 do estudo, os pesquisadores descobriram que a suplementação de zinco ajudou significativamente na recuperação neurológica nos pacientes com AVC. [XI]

E modelos animais sugerem que a suplementação de zinco pode aumentar a resiliência à lesão cerebral traumática. Para o tratamento da ansiedade, depressão, aprendizado e déficits de memória causados ​​pelo TCE.

Noutro estudo, ratos com lesão no córtex frontal foram alimentados com um suplemento de zinco ou dieta suplementada com zinco. Os ratos receberam também uma injeção de zinco uma hora após a lesão.

A equipe de pesquisa descobriu que a suplementação de zinco pode ser uma opção de tratamento eficaz para melhorar o comprometimento cognitivo e a depressão após o TCE[XII]

deficiência de zinco e do cérebro

Deficiência de Zinco

A deficiência de zinco é um problema mundial, inclusive em países como os Estados Unidos, por vários motivos.

Nossa dieta moderna normalmente inclui muitos grãos que são geralmente processados, produtos de grãos embalados como cereais. O zinco é encontrado em grãos. Mas esse tipo de zinco está ligado a fitatos encontrados naturalmente nesses grãos, esses fitatos bloqueiam a absorção de zinco em seu corpo.

Portanto, o zinco encontrado em alimentos integrais, como grãos e legumes, não é uma boa fonte desse oligoelemento essencial. E o zinco que você recebe ao comer carne também pode ser bloqueado se sua refeição contiver grãos ou legumes.

Comer alimentos ricos em carboidratos, especialmente alimentos processados, nos EUA e em outros países ocidentais é uma das razões pelas quais a deficiência de zinco está aumentando.

Se você é vegano ou vegetariano, você é particularmente suscetível à deficiência de zinco. Se você tem problemas digestivos crônicos, síndrome do intestino gotejante ou bebe muito álcool, corre o risco de ter deficiência de zinco.

Os sintomas de deficiência de zinco incluem:

  • Névoa cerebral
  • Desejo por alimentos salgados ou doces
  • Transtornos alimentares como bulimia ou anorexia
  • Síndrome da fadiga crônica
  • Perda de cabelo
  • Síndrome do intestino irritável
  • Crescimento e desenvolvimento sexual prejudicado (em crianças)
  • Infertilidade e impotência – hipogonadismo em homens
  • Anemia não responsiva de ferro
  • Problemas hormonais como sintomas ruins da TPM
  • Hiperatividade (como no TDAH)
  • Cicatrização tardia de feridas
  • Função adrenal prejudicada, resultando em ansiedade e estresse
  • Baixa imunidade (você recebe resfriados e gripes com frequência)
  • Síndrome de Pica (comer sujeira)
  • Baixa concentração e memória
  • Desordens da pele como acne
  • Problemas de sabor e cheiro
  • Perda de peso ou ganho

Qualquer um desses problemas pode acontecer em qualquer idade, inclusive na criança em desenvolvimento. E pode ser o resultado de não obter um suprimento adequado de zinco.

deficiência de zinco e perda de memória

Benefícios do Zinco

O zinco desempenha um papel fundamental no bom funcionamento do cérebro e do corpo.

Níveis adequados de zinco aumentam sua imunidade e ajudam a combater resfriados. Uma revisão da Cochrane concluiu que “o zinco (pastilhas ou xarope) é benéfico na redução da duração e gravidade do resfriado comum em pessoas saudáveis, quando tomado em 24 horas do início dos sintomas”. [XIII]

O zinco é um potente antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a apoiar a divisão celular saudável e um cérebro saudável.

O zinco equilibra os hormônios que têm um papel direto não apenas na sua saúde sexual. Mas no controle da ansiedade, estresse, humor e sono.

Níveis saudáveis ​​de zinco ajudam a diminuir a inflamação e o estresse oxidativo. O endotélio ou camada fina de células que revestem os vasos sanguíneos dependem de níveis adequados de zinco. Apoiando uma forte barreira hematoencefálica e fluxo sanguíneo cerebral .

O zinco está envolvido na síntese de proteínas, que é exigido pelo seu corpo para usar aminoácidos da comida. Necessário para a síntese de neurotransmissores e fornecendo a energia necessária para as mitocôndrias em cada uma das suas células cerebrais.

Níveis saudáveis ​​de energia e evasão da fadiga crônica dependem de níveis adequados de zinco.

Baixos níveis de zinco são um biomarcador para a depressão. E sob condições de estresse crônico, você tende a se livrar do zinco através do suor, da urina e da saliva.

Então, se você está deprimido, pode querer tentar suplementar zinco. Especialmente se você estiver tomando SSRs ou outros antidepressivos. Pesquisas descobriram que os antidepressivos e medicamentos anti-ansiedade funcionam melhor quando tomados juntos de um suplemento de zinco.

Qual a Sensação?

A maioria dos biohackers relata que suplementar com zinco ajuda a relaxá-los antes de dormir, e eles dormem melhor. A recuperação dos treinos é mais rápida.

Muitos relatam que o zinco ajuda a aumentar sua libido.

deficiência de zinco e ansiedadeO zinco pela manhã parece ajudar muitos com energia e concentração ao longo do dia.

O zinco suporta um sistema imunológico saudável para que você possa evitar resfriados e gripes. E se você cair com um defeito, o zinco encurtará a duração da doença.

Alguns biohackers dizem que o zinco impede que as alergias se espalhem. E muitos com problemas de pele dizem que a suplementação de zinco reduz a acne porque é anti-inflamatória e antibacteriana.

Se você é um adulto com TDAH, você pode experimentar uma diminuição da ansiedade ou percepção de estresse. E observar uma melhora no humor.

Uma coisa a notar de toda a pesquisa é que as melhorias do uso do zinco só se manifestam se você for deficiente. Com nossas dietas modernas, há boas chances que você seja deficiente.

A Pesquisa

O papel do zinco na ansiedade e depressão

A última teoria sugere que a depressão está associada à diminuição da neurogênese e ao aumento da neurodegeneração. Que em parte é o resultado da inflamação .

E ultimamente há evidências crescentes de que a depressão pode estar relacionada à diminuição dos níveis de zinco[XIV]

A deficiência de zinco reduz sua concentração nas sinapses dos neurônios, resultando num aumento nos receptores NMDA. Isso pode causar uma sobrecarga tóxica de glutamato.

Com uma superabundância de glutamato, temos uma diminuição no GABABDNF e Fator de Crescimento Nervoso. Acredita-se que essa excitotoxicidade seja responsável por convulsões, enxaquecas, demência, ansiedade, depressão e transtorno bipolar.

Um estudo duplo-cego controlado por placebo no Japão trabalhou com 30 mulheres para estudar o efeito da suplementação de zinco sobre o humor. Metade das mulheres tomou um multivitamínico. E a outra metade recebeu um multivitamínico com 7 mg de zinco por dia durante 10 semanas.

As mulheres que tomaram o combo multivitamínico / zinco mostraram uma redução significativa na raiva, hostilidade e depressão. As mulheres que tomaram apenas o multivitamínico não apresentaram melhora no humor. [XV]

Outro estudo com indivíduos deprimidos e com excesso de peso descobriu que a depressão diminuiu nos que suplementavam com zinco. Mas o zinco não produziu efeito sobre o humor naqueles que não estavam deprimidos.

Os pesquisadores concluíram que o melhor humor em indivíduos com excesso de peso era provável através do aumento dos níveis de BDNF usando zinco[XVI]

O zinco pode aliviar os sintomas do TDAH

Na última década, vários estudos foram realizados sobre o papel dos elementos traços, como o zinco, e como eles atuam no TDAH. O zinco é necessário para a produção e modulação da melatonina, que ajuda a regular a função da dopamina[XVII]

Portanto, a teoria é que aqueles com TDAH podem se beneficiar da suplementação com zinco.

Um estudo duplo-cego controlado por placebo na Turquia foi realizado com 400 meninos e meninas com diagnóstico primário de TDAH. Metade do grupo recebeu 150 mg de sulfato de zinco por 12 semanas, enquanto o grupo controle recebeu placebo.

O estudo concluiu que “a monoterapia com zinco foi significativamente superior ao placebo na redução dos sintomas de hiperatividade, impulsividade e socialização prejudicada em pacientes com TDAH“. [XVIII]

Outro estudo descobriu que os ácidos graxos livres e os níveis de zinco foram menores naqueles com TDAH. Mas concluiu que eles não sabiam se a deficiência de zinco era a principal causa do TDAH. Ou uma descoberta secundária.

Um estudo na Croácia mostrou novamente que a suplementação com 55 mg por dia de sulfato de zinco ajuda a reduzir os sintomas do TDAH. [XIX]

Considerando o papel principal que o zinco desempenha em tudo, do crescimento celular à síntese de DNA, passando pela síntese e transporte de neurotransmissores. E se seu filho for diagnosticado com TDAH e você não quiser lher dar estimulantes. Você pode tentar o zinco com um bom Ômega-3 alto em DHA e avaliar se houve alguma melhoria nos sintomas de TDAH.

O zinco pode prevenir o autismo

Os transtornos do espectro do autismo (TEA) variam de uma forma grave chamada transtorno autista, até uma forma mais branda chamada síndrome de Asperger. Se uma criança tem sintomas específicos de um desses transtornos, mas não atende a critérios específicos, o diagnóstico é denominado transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação (PDD-NOS).

Esta doença complexa pode ser herdada, mas provavelmente também envolve fatores ambientais. [XX]

Um estudo publicado no Biomarker Insights em 2011 trabalhou com 79 indivíduos autistas para estudar a associação entre os níveis plasmáticos de cobre e zinco e indivíduos com autismo, Asperger e PDD-NOS.

Os participantes do estudo foram testados quanto aos níveis de zinco, cobre e antioxidantes. Em seguida, com base nas suas deficiências, eles foram prescritos a dose apropriada de antioxidantes (vitamina C, E, B6magnésio, manganês). E eles receberam picolinato de zinco diariamente por pelo menos 8 semanas.

Na conclusão da terapia, aqueles com autismo e PDD-NOS tinham níveis significativamente mais baixos de cobre. Todos os três grupos apresentaram níveis mais elevados de zinco.

A gravidade dos sintomas diminuiu em indivíduos autistas após tratamento com zinco e vitamina B6 em relação à consciência, linguagem receptiva, foco e atenção, hiperatividade, ponta dos dedos, contato visual, sensibilidade sonora, sensibilidade tátil e convulsões.

Curiosamente, nenhum dos sintomas nos pacientes de Asperger melhorou após a terapia. [XXI]

Dosagem

A dosagem recomendada é de 30 mg de zinco por dia, equilibrada com 2 mg de cobre.

dosagem recomendada de zincoOstras são de longe a melhor fonte de alimento para obter zinco. Também se encontra noutros frutos do mar, carne bovina, carne de porco, frango, algumas nozes e alguns produtos lácteos.

Veganos e vegetarianos tomem nota: não conte com nenhum benefício do zinco fornecido pelos vegetais, porque os fitatos nos vegetais bloqueiam a absorção de zinco no organismo.

Seu corpo precisa de zinco, mas muito zinco é tóxico. Claramente há um ponto ideal para o consumo de zinco, e mais definitivamente não é melhor. Mais de 50 mg por dia podem eliminar os níveis de cobre, interferir com a função do ferro e reduzir a função imunológica.

Efeitos colaterais

A toxicidade do zinco geralmente acontece quando você ingere muito zinco. E pode resultar em cólicas abdominais, diarréia, dores de cabeça, perda de apetite e vômitos.

Antibióticos como o Cipro® e a tetraciclina interagem com o zinco. Inibindo a absorção do zinco e do antibiótico.

O zinco pode reduzir a absorção da penicilamina da droga artrite reumatóide. Para evitar essa interação, você deve tomar seu suplemento de zinco pelo menos 2 horas antes ou depois de tomar seus remédios para artrite.

Alguns diuréticos podem aumentar a excreção urinária de zinco em até 60%. O uso prolongado dessas drogas pode esgotar severamente seus níveis de zinco.

O zinco pode aumentar sua pressão arterial. E muito zinco para os homens pode ser anti-androgênico, e vai inibir mais de DHT. Resultando em sintomas frequentemente associados ao uso da finasterida, fármaco para crescimento capilar.

Os homens também devem notar que muito zinco pode entorpecer os nervos, incluindo os nervos do pênis. Porque o excesso de zinco pode inibir em excesso os receptores NMDA.

Formas Disponíveis

O zinco é vendido como gluconato de zinco, sulfato de zinco, ascorbato de zinco, picolinato de zinco e várias outras formas.

rótulo de suplemento de zincoA porcentagem de biodisponibilidade (taxa de absorção pelo nosso corpo) do zinco varia de acordo com a forma:

  • Ascorbato de zinco 15%
  • Bisglicinato de zinco 25%
  • Carbonato de zinco 52%
  • Citrato de zinco 31%
  • Cloreto de Zinco 48%
  • Sulfato de Zinco 22%
  • Picolinato de Zinco 20%

Por isso, se estiver a utilizar um comprimido de 50 mg de Picolinato de Zinco, o seu corpo só pode receber cerca de 20% desse zinco para utilização pelas suas células.

Mas o mais importante é o bom equilíbrio entre o cobre e o zinco. O zinco reduz a quantidade de cobre que seu corpo absorve porque o cobre compete com o zinco para se ligar à metalotioneína (proteína de ligação que leva o zinco para as células).

A proporção de cobre e zinco no seu corpo é mais importante do que a quantidade de cada um.

Fonte: https://nootropicsexpert.com/zinc

Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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