Valeriana – O Ansiolítico/Sonífero Herbal

Valeriana (Valeriana officinalis) é nativa da Europa e do norte da Ásia e tem sido usada por milênios como um auxílio para dormir.

Valeriana promove sentimentos de calma, diminui os níveis de ansiedade e estresse e melhora o sono.

Valeriana tem sido tradicionalmente usada para o tratamento de dores de cabeça, ansiedade, palpitações cardíacas, pressão alta, intestino irritável, cólicas menstruais, epilepsia e problemas de comportamento na infância.

Como nootrópico, a valeriana é usada principalmente para diminuir o estresse e promover uma boa noite de sono.

Valeriana auxilia:

  • Neurotransmissores – A valeriana ajuda a estimular o GABA no cérebro, inibe a recaptação do GABA, modula a serotonina e a norepinefrina e ativa os receptores de adenosina.
  • Neuroproteção – A valeriana age como um antiinflamatório, reduzindo o NF-κB (fator nuclear kappa-B). E melhora o fluxo sanguíneo, agindo como um dilatador de músculo liso. [i]
  • Ansiedade, estresse e sono – A valeriana ajuda a eliminar o estresse, aumentando o GABA, a serotonina, ativando os receptores de adenosina e reduzindo o hormônio do estresse, o cortisol.

Visão Geral

Valeriana (Valeriana officinalis) é uma erva nativa da Europa e norte da Ásia. E agora é cultivada na Inglaterra, Holanda e EUA para fabricantes de suplementos nootrópicos.

Valeriana como um nootrópico
Valeriana officinalis

Valeriana officinalis pertence à família Valerianaceae de plantas que inclui até 250 tipos diferentes. Muitos são referidos como “valeriana“.

Valeriana officinalis é a espécie utilizada na Europa e nos EUA. A valeriana edulis é usada no México e a Valerian wallichii é usada na Índia. V. edulis contém concentrações substancialmente mais altas de valepotriates (até 8%).

Aqui estamos investigando os benefícios nootrópicos do suplemento de valeriana mais usado no Ocidente; Valeriana officinalis. [ii] A parte medicinal da planta usada em suplementos nootrópicos é a raiz ou rizoma.

Os efeitos sedativos da Valeriana foram mencionados pela primeira vez por Hipócrates, há vários milhares de anos. E desde então foram confirmados em ensaios clínicos pela medicina moderna.

Valeriana provavelmente tem o seu nome da palavra latina valere quesignifica ser saudável ou forte.

O médico grego Galeno usou Valeriana para tratar epilepsia e insônia. Seu uso moderno provavelmente começou em 1567 pelo nobre italiano Fabio Colonna, que sofria de epilepsia. Ele encontrou a referência de Galeno e afirmou que restaurou completamente sua saúde. [iii]

Valeriana officinalis contém mais de 150 compostos. Mas aqueles identificados de importância clínica são os valepotriatos e seus produtos de degradação, valerênico, valerenal e valeranona[iv] 

Valeriana também contém os aminoácidos arginina, GABA, tirosina e glutamina.

Raiz de valeriana para ansiedade

Como Funciona?

Valeriana aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em especial se destacam.

  • Valeriana melhora o sono – A valeriana é o nootrópico herbáceo mais usado para induzir o sono nos EUA e na Europa. A pesquisa continua a estabelecer com precisão porque este suplemento funciona para ajudar a dormir.

Mas até agora, a ciência determinou que os compostos ácido valerênico acetato de bornil encontrados na valeriana são responsáveis ​​por suas qualidades indutoras do sono.

Estes compostos inibem a quebra do GABA no cérebro, resultando em sedação. E os extratos aquosos (à base de água) de raízes valerianas contêm quantidades significativas de GABA que podem causar sedação diretamente. [v]

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, fizeram uma revisão sistemática de todo o sono usando todos os estudos de valeriana que puderam encontrar. Para descobrir se ela realmente melhora o sono como todos disseram.

A equipe encontrou 16 ensaios clínicos randomizados, totalizando 1.093 pacientes que satisfizeram seus critérios. As doses variaram de 225 a 1.215 mg de valeriana por dia. Apenas 2 estudos afirmaram que a erva foi padronizada para uma quantidade específica de ácido valerênico.

Mas a evidência geral era clara. Valeriana é uma opção mais atraente para outros agentes do sono por causa da falta de um “efeito de ressaca” no dia seguinte. E, em geral, os pacientes conseguiam dormir mais depressa e tinham um sono de melhor qualidade[vi]

  • Valeriana reduz o estresse – Uma alternativa natural aos benzodiazepínicos, a valeriana ajuda a reduzir a ansiedade. E ajuda você a lidar com o estresse.

O GABA é o principal neurotransmissor inibitório conhecido por contrabalançar o neurotransmissor excitatório glutamato. E a pesquisa mostra que, muitas vezes, aqueles que sofrem de transtornos de ansiedade estão lidando com um sistema GABA disfuncional. [vii]

De todos os estudos demonstrando a capacidade de Valerian para ajudar a controlar a ansiedade e estresse é melhor mostrado no estudo a seguir.

Um dos procedimentos mais estressantes e dolorosos da medicina feminina é a histerosalpingografia. Este procedimento avalia a cavidade uterina e as tubas uterinas e é tipicamente realizado em mulheres inférteis.

Neste estudo, 64 mulheres inférteis submetidas a histerossalpingografia (HSG) receberam uma dose única de 1.500 mg de cápsulas de ácido valerênico 90 minutos antes do início do procedimento. O ácido valerênico é um dos compostos ativos encontrados na valeriana.

A gravidade da ansiedade foi medida antes e depois novamente 90 minutos após o procedimento. Os pesquisadores concluíram que o ácido valerênico reduz significativamente a ansiedade em mulheres submetidas à HSG. [viii]

Benefícios da raiz de valeriana

Benefícios da Valeriana

Extrato de valeriana ajuda a aliviar a ansiedade. O ácido valerênico e o valerenol na valeriana se ligam aos receptores GABA A, o que proporciona seu efeito ansiolítico. Similar aos medicamentos Xanax e Valium, mas sem os efeitos colaterais. [x]

Estudos mostram que o ácido valerênico também modula a serotoninanorepinefrina nas regiões do hipocampo e da amígdala do cérebro. Também fornece um efeito anti-ansiedade. [xi]

Valeriana ajuda a reduzir o tempo que você leva para adormecer. E proporciona uma melhor noite de sono.

Um estudo sueco mostrou que Valeriana forneceu um sono “perfeito” para 49% das pessoas no estudo. E 89% relataram sono ‘melhorado’ enquanto usavam Valeriana. [xii]

Valeriana parece causar sedação, aumentando os níveis de GABA no seu cérebro. Valerian fornece GABA como um dos seus compostos naturais, impede a recaptação de GABA em neurônios e inibe a enzima que naturalmente degrada GABA em seu cérebro. [xiii]

Valeriana ajuda a aliviar cólicas menstruais em mulheres que naturalmente proporciona um efeito anti-ansiedade. [xiv]

Valerian ajuda a reduzir a hiperatividade em pessoas que lidam com o TDAH. [xv]

Valeriana reduz a gravidade dos sintomas em pessoas com síndrome das pernas inquietas. E melhora a qualidade do sono. [xvi]

O extrato de valeriana é usado há anos no Irã para tratar a epilepsia. Um estudo em ratos mostrou que o extrato de Valeriana (aquoso) fornece esse efeito anticonvulsivante ao agir sobre os receptores de adenosina.

Note, no entanto, que o extrato à base de éter de petróleo de Valeriana NÃO proporcionou esse benefício na epilepsia. [xvii]

E Valeriana ajuda a reduzir os sintomas do TOC[xviii]

Raiz de Valeriana vs Melatonina

Qual a Sensação?

Os efeitos da suplementação com Valeriana (Valeriana officinalis) podem ajudar a domar a ansiedade e lhe ajudar a dormir.

Valeriana não funciona como medicamentos tarjados para dormir que fazem você sentir que não pode ficar acordado. Em vez disso, Valeriana antes de dormir ajuda o seu corpo e cérebro a relaxar e permite que você adormeça naturalmente.

Alguns relatam ter sonhos vívidos ao usar o extrato de valeriana antes de dormir.

Biohackers relatam que o extrato de valeriana é melhor que o Valium ou Xanax para combater o estresse sem os efeitos colaterais.

Se você está lidando com TDAH, você pode achar que adicionar Valeriana ao seu stack ajudará a acalmá-lo e desligar sua mente o suficiente para que você possa descansar um pouco.

Biohackers relatam que Valeriana ajuda a domar os sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas. Alguns dizem que até ajuda a acalmar os sintomas do mal de Parkinson.

Alguns dizem que usar valeriana ajuda a eliminar enxaquecas.

Baixas doses de valeriana podem ajudar a aliviar a ansiedade social de algumas pessoas.

Dosagem de raiz de valeriana

A Pesquisa

Valeriana para dormir

A valeriana tem sido usada para tratar a insônia desde os tempos antigos. Em uma série de casos abertos de 11.168 pacientes, mais de 70% relataram que a valeriana foi eficaz em ajudá-los a adormecer, reduzir os distúrbios do sono e diminuir a inquietação e a tensão. [xix]

Se você vive em um ambiente barulhento e está afetando o seu sono, você vai gostar deste. Um estudo realizado na Alemanha com um stack contendo valeriana e lúpulo reduziu os distúrbios do sono causados ​​pelo ruído em uma área de alto tráfego. Esta combinação aumentou o sono de ondas lentas e REM. [xx]

Valeriana ajuda o TDAH

Hiperatividade, impulsividade e desatenção são sintomas do TDAH. Sintomas que muitas vezes podem ser atribuídos a baixos níveis de GABA no cérebro.

Um estudo piloto de 3 semanas, duplo-cego, controlado por placebo foi realizado para determinar a eficácia da tintura de Valeriana officinalis no TDAH. 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos, pré-diagnosticadas com TDAH, foram recrutadas.

Tintura valeriana ou placebo foi dado às crianças 3 vezes por dia durante 3 semanas.

O estudo encontrou uma melhoria estatisticamente significativa no comportamento das crianças com referência particular à atenção sustentada, ansiedade e impulsividade e/ou hiperatividade[xxi]

Valeriana para o TOC

31 pacientes ambulatoriais diagnosticados com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) foram recrutados para participar de um estudo duplo-cego, randomizado.

Os pacientes receberam aleatoriamente uma cápsula de extrato de valeriana (765 mg) uma vez ao dia ou placebo por 8 semanas.

O estudo mostrou uma diferença significativa entre o grupo valeriana e placebo até o final do tratamento.

Os pesquisadores concluíram que o extrato de valeriana tem “efeitos anti-obsessivos e compulsivos” em pacientes com TOC[xxii]

Valeriana para redução do estresse

Durante a 1 ª Guerra Mundial, Valeriana foi usado para prevenir e tratar o choque na linha de frente das tropas. E foi usado durante a 1ª Guerra Mundial para ajudar a acalmar os moradores de Londres durante os bombardeios aéreos. [xxiii]

Mais recentemente, um estudo duplo-cego controlado por placebo com 24 voluntários saudáveis ​​recebeu 3 doses separadas (600 mg, 1.200 mg, 1.800 mg) de um produto padronizado contendo extrato de erva cidreira e valeriana officinalis, mais um placebo, em dias separados por um período de lavagem de 7 dias.

Os resultados mostraram que a dose de 600 mg desse stack reduziu a ansiedade. Mas a dose mais alta não funcionou tão bem quanto a dose mais baixa.

A equipe de pesquisa concluiu que a combinação de erva-cidreira e extrato de valeriana possuía propriedades ansiolíticas[xxiv]

raiz Valeriana

Dosagem

A dose ideal pode variar conforme os seus objetivos. Abaixo estão as doses recomendadas para:

  • Redução do estresse – 200 – 600 mg de extrato de valeriana (aquoso, padronizado para conter ácido valerênico ou valerênico a 0,8%)
    • Chá de valeriana – 1,5 – 3 gramas de raiz de valeriana mergulhada em água fervente
  • Insônia – 300 – 900 mg de extrato de valeriana (aquoso, padronizado para conter ácido valerênico ou valerênico a 0,8%) 60 a 90 minutos antes de dormir
    • Chá de valeriana – 1,5 – 3 gramas Raiz de valeriana mergulhada em 150 mg de água a ferver tirada 60 – 90 minutos antes de dormir
    • Erva-cidreira – 120 mg de extrato de valeriana com 80 mg de extrato de erva-cidreira 60 – 90 minutos antes de dormir

Estudos mostram que pode levar uma semana ou duas de uso diário contínuo antes que você experimente os efeitos completos do uso de Valeriana.

Doses mais elevadas de extracto de valeriana devem ser tomadas em quantidades menores 2 a 3 vezes por dia. Por exemplo, 600 mg de valeriana por dia seriam 3 doses de 200 mg cada.

Efeitos Colaterais

Valeriana é bem tolerada e segura para a maioria das pessoas. Mas os efeitos colaterais podem ocorrer e incluem dores de cabeça, boca seca, excitabilidade, mal-estar, palpitações cardíacas, dores de estômago e até insônia em algumas pessoas.

Embora seja raro, alguns relatam sentimentos de lentidão na manhã seguinte.

Alguns relataram sonhos vívidos ao usar valeriana. Se você está propenso a pesadelos, Valerian pode fazer você sonhar mais e ter mais pesadelos.

Raiz de valeriana tem um cheiro particularmente desagradável para a maioria das pessoas. Se você não aguenta o cheiro, certifique-se de obter este suplemento em forma de cápsula.

A valeriana pode interagir e não deve ser usada enquanto estiver tomando antidepressivos e benzodiazepínicos prescritos.

Formas Disponíveis

A raiz seca ou rizoma de valeriana officinalis é usada principalmente por seus benefícios nootrópicos.

A raiz de valeriana está disponível em cápsulas, comprimidos, extratos líquidos e como chá.

O extrato de valeriana officinalis está disponível em cápsulas, comprimidos e em pó.

O nome farmacopéia para raiz de Valeriana é Valerianae radix.

Pesquisas mostram que pode haver diferenças consideráveis ​​no conteúdo de valeriana, incluindo óleo essencial, ácido valerênico e derivados, e valepotriatos, dependendo de onde a valeriana é cultivada e quando é colhida. [xxv]

Adulteração de suplementos de valeriana é um problema mundial com fabricantes inescrupulosos substituindo outras espécies de plantas. Incluindo da espécie valeriana, mas não officinalis.

Portanto, certifique-se de escolher um fabricante confiável que teste claramente seu produto. E testa cada lote que sai da fábrica.

Fonte: https://nootropicsexpert.com/valerian/
Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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