Uridina – Um Componente Essencial do RNA

O monofosfato de uridina (UMP ou ácido 5′-uridílico) é um nucleosídeo de pirimidina que é um dos 4 componentes que compõem o RNA (ácido ribonucléico). O RNA é um primo molecular do DNA (ácido desoxirribonucleico).  O DNA é o banco de memória para todos os organismos vivos.

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Estrutura química do Monofosfato de Uridina

O RNA funciona como uma molécula mensageira, carregando o projeto fornecido pelo DNA para minúsculas fábricas celulares chamadas ribossomos. Os ribossomos são responsáveis ​​pela síntese de proteínas e usam o projeto enviado do DNA pelo RNA para produzir a proteína certa para o trabalho necessário.

A questão é que, sem a uridina para formar o RNA, o DNA não poderia obter informações sobre as proteínas a serem sintetizadas. E a vida como a conhecemos deixaria de existir.

Nossos corpos criam um pouco de uridina. E recebemos uridina a partir do RNA de alimentos que ingerimos, incluindo beterraba, cerveja, brócolis, peixe, cogumelos, aveia, salsa, cana-de-açúcar, tomate e levedo de cerveja. A cerveja fornece alguns dos maiores teores de uridina de todos os alimentos testados.

O problema é que a maior parte da uridina que obtemos da comida nunca chega do nosso sistema digestivo ao nosso cérebro. Portanto, precisamos suplementar com monofosfato de uridina (UMP) para experimentar os benefícios da uridina.

A uridina faz muito mais do que simplesmente agir como um bloco de construção de RNA. Ela atua na formação de neurotransmissores e a criação de novas sinapses.

Adicionar monofosfato de uridina ao seu stack nootrópico pode ajudar a melhorar o estado de alerta, foco, memória, capacidade de aprendizado e humor.

Pesquisadores descobriram que o monofosfato de uridina sozinho pode melhorar a memória. Mas o stack de UMP com DHA (Omega-3) e colina funciona em sinergia, aumentando o número de sinapses. Resultando em melhor cognição. [I]

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Como funciona o monofosfato de uridina no cérebro?

O monofosfato de uridina aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em especial se destacam.

  1. Uridina melhora a memória– A uridina ajuda a estimular a aprendizagem e a memória de várias maneiras. A uridina ajuda o crescimento de novas sinapses no cérebro, aumenta a sinalização entre os neurônios e auxilia na formação de acetilcolina (ACh).

A memória é largamente dependente da neuroplasticidade que está associada à capacidade de aprender e formar memórias. Esse processo de transformar experiências em memórias depende do crescimento de novos neurônios (neurogênese), novas sinapses (sinaptogênese), formação de dendritos e reorganização da rede.

Novos neurônios estão envoltos em uma camada de fosfolipídios composta em parte de fosfatidilcolina (PC)PC é feito de CDP-colina que é produzido com a ajuda de uridina[II] A suplementação de uridina dá ao seu cérebro a capacidade de criar mais fosfolipídios, fornecendo uma abundância de CDP-Colina. Resultando em novos e mais fortes neurônios.

Uridina é um precursor para a formação de CDP-Colina, que é um precursor para a formação de fosfatidilcolina (PC). PC separa em colina esfingomielina em seu cérebro. Colina é então disponibilizada para formar acetilcolina (ACh). Possuir bons níveis de ACh é crucial para o desempenho cognitivo. [III]

A uridina também ajuda a aumentar a formação de sinapses, aumentando o crescimento das neurites. A uridina sinaliza esse crescimento ativando o receptor P2Y2 que controla a diferenciação de neurônios e a síntese de proteínas sinápticas. [IV]

  1. A uridina afeta o humor– A uridina estimula a liberação do neurotransmissor dopamina em seu cérebro.

Fosfolipídeos como a fosfatidilcolina (PC) são necessários para o crescimento e reparo celular, e especificamente para a função sináptica. A síntese de PC é controlada pelos níveis do seu precursor CDP-Colina, que é produzido a partir do trifosfato de citidina (CTP) e da fosfocolina.

Os pesquisadores descobriram que a suplementação com monofosfato de uridina aumenta os níveis de CDP-Colina. Promovendo a síntese de uridina trifosfato (UTP), que foi parcialmente convertido em CTP.

A uridina também aumentou o crescimento de neuritos com a ajuda do fator de crescimento nervoso (NGF). A equipe de pesquisa descobriu que a liberação de dopamina se correlacionava com o crescimento de neuritos influenciado pelo UMP[V]

O aumento dos níveis de dopamina afeta significativamente o humor, a aprendizagem e a atenção.

Como as coisas vão mal

Os níveis de uridina diminuem à medida que envelhecemos. E se você não foi amamentado quando bebê, você começou a vida com um déficit. O leite materno fornece a uridina necessária para o crescimento ideal do cérebro.

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↓ Cognição, memória, recordação, tempo de reação e humor diminuem

↓ As membranas das células cerebrais degeneram

↓ Níveis de neurotransmissores diminuem

↓ Neurônios e sinapses declinam

Todas essas mudanças no metabolismo energético cerebral são fatores que contribuem para doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer, Parkinson, ALS, epilepsia e demência.

Mas mesmo que você não esteja preocupado com o declínio cognitivo relacionado à idade ou com os efeitos do envelhecimento, o monofosfato de uridina pode ajudar.

Monofosfato de uridina para o resgate

A uridina desempenha um papel crítico no metabolismo da pirimidina no cérebro. [VI] Nos termos mais simples, o monofosfato de uridina promove o crescimento de neurônios e sinapses e o reparo do DNA. [VII]

Os benefícios relatados pelos biohackers incluem; humor edificado e estabilizado, redução do stress e dos sintomas do TOC, uma redução na ansiedade e modulação/normalização da liberação de dopamina.

Adicionar monofosfato de uridina ao seu stack pode ajudar a:

  • Reduzir o declínio cognitivo geral
  • Aumentar a fosfatidilcolina livre (PC)
  • Aumentar a acetilcolina no seu cérebro
  • Aumentar as densidades do receptor (neurogênese) e sinapse (sinaptogênese)
  • Melhorar a saúde da membrana celular fosfolipídica
  • Aumentar a aprendizagem e a memória

 Qual a sensação da uridina?

Biohackers relatam que os efeitos da suplementação de monofosfato de uridina são mais pronunciados quando acompanhados de DHA ou Ômega-3.

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O UMP eleva o humor e alivia a depressão. Sentimentos de “bem-estar” são aprimorados. E fluidez verbal, memória e foco são todos observados em doses tão baixas quanto 150 mg de UMP.

Aqueles que lidam com TDAH relatam que o monofosfato de uridina aumenta a cognição sem causar ansiedade ou alterações de humor. Isso é apoiado pela ciência que mostra que a uridina reduz os efeitos colaterais associados à medicação que afeta a neurotransmissão de dopamina e GABA . [VIII]

Outros relatam que o monofosfato de uridina ajuda a trazer clareza de pensamento, a resolução de problemas é mais rápida e fácil, a matemática é mais fácil e a tomada de decisões a partir de um estado emocional claro simplifica a vida.

A ponto comum da maioria dos relatos de uso da uridina é a potencialização quando utilizado com uma colina, como Alpha GPC e Omega-3. Esta sinergia é apoiada por vários ensaios clínicos.

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A pesquisa

Temos muitas pesquisas sobre o monofosfato de uridina. Mas a maioria dos estudos e ensaios foram feitos usando animais. Provavelmente porque a uridina é encontrada naturalmente em todas as células do corpo humano. É um elemento-chave em uma cadeia de quatro moléculas que compõem a cadeia de RNA.

E como a uridina é um elemento natural, ela não pode ser patenteada. Então, muito pouco dinheiro pode ser feito pelas grandes empresas farmacêuticas, já que a UMP não pode ser vendida como uma “droga”.

A evidência clínica que temos para o monofosfato de uridina sugere fortemente que é um poderoso e útil nootrópico.

Uridina Aumenta a Inteligência

O consumo de certos nutrientes pode influenciar o funcionamento do cérebro, mesmo que você não esteja tentando “consertar um problema”. Sabemos que o suplemento de DHA (Omega-3) pode melhorar a cognição em humanos. DHA compõe 60% do seu cérebro e é mais proeminente na membrana fosfolipídica de cada uma das células do cérebro.

O uso de DHA pode ser uma ótima forma de aumentar a densidade de espinhas dendríticas no hipocampo que aumenta a transmissão sináptica. [IX]

Os pesquisadores descobriram que o monofosfato de uridina suplementar também promove a síntese de fosfatídeos sinápticos. Mas os cientistas descobriram que tomar DHA com UMP tem um efeito ainda maior na síntese de fosfatídeos sinápticos. Maior que tomar cada nootrópico si só.

Os cientistas também descobriram que a combinação de DHA com UMP e colina amplifica o aumento da densidade dendrítica no hipocampo.

Em um estudo muito detalhado com gerbils (uma espécie de rato), os pesquisadores descobriram que a combinação de DHA, UMP e colina aumentou significativamente o aprendizado e a memória nos animais jovens. [X]

Gerald Weissmann, MD, editor-chefe do The FASEB Journal elucidou o estudo: “Agora que sabemos como tornar os roedores mais inteligentes, não é muito difícil esperar que a inteligência das pessoas também possa ser melhorada. Francamente, isso não pode acontecer cedo o suficiente, como todo ambientalista, defensor da evolução e oponente da guerra irá atestar.”

A sinergia desses três nootrópicos (DHA, UMP e colina) no aumento da aprendizagem e da memória é uma poderosa motivação para qualquer biohacker adicionar esses suplementos ao seu stack.

Uridina Combate a Depressão

A pesquisa confirmou os efeitos antidepressivos dos ácidos graxos ômega-3. Professor Associado de Psiquiatria William A. Carlezon Jr, de Harvard, também descobriu que a uridina tem efeitos similares. E quando ambos Omega-3 e uridina foram usados ​​em combinação, descobriu-se que eram eficazes em doses mais baixas de cada um.

O professor Carlezon especulou que os efeitos antidepressivos do ômega-3 e uridina foram causados ​​por afetar as gorduras no cérebro. Tornar as membranas mais resilientes facilitou o fluxo de neurotransmissores.

Acredita-se que um desequilíbrio de neurotransmissores seja uma causa de depressão.

Para testar essa teoria, o professor e seus colegas colocaram os ratos em um teste de natação de 15 minutos, durante o qual os animais acabaram parando de tentar sair do tanque de água e ficaram praticamente imóveis. Apenas o suficiente para manter suas cabeças acima da água.

Após o teste, os ratos foram secos com uma toalha, colocados em um invólucro quente por 30 minutos e depois retornados às suas gaiolas. No dia seguinte, os ratos foram retestados por 5 minutos cada. E os ratos que não receberam ômega-3 ou uridina suficientes ficaram imóveis muito mais rapidamente.

Os pesquisadores equiparam o início da imobilidade em ratos à depressão em humanos. Os animais que receberam Omega-3 ou uridina, ou doses mais baixas de ambos, continuaram a nadar.

O professor Carlezon disse sobre o estudo: “Eles parecem estar protegidos da capacidade do estresse de causar depressão”.

Adicionar Omega-3 ou monofosfato de uridina à sua pilha pode ajudar a evitar a depressão. Para um efeito antidepressivo ainda mais pronunciado, combine Ômega-3 com monofosfato de uridina, mas em doses menores de cada um. [XI]

Uridina pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer

Os pesquisadores de Alzheimer concordam que o declínio cognitivo observado em pacientes com Alzheimer é causado pela perda de sinapses cerebrais. Pesquisadores do MIT tinham uma teoria de que restaurar algumas dessas sinapses poderia fornecer um tratamento eficaz para a doença de Alzheimer.

Uma equipe do MIT relatou no Brain Research que os roedores que receberam um coquetel de DHA (Omega-3), uridina e colina mostraram uma concentração muito maior de espinhas dendríticas. Esses espinhos dendríticos recebem mensagens em neurônios pós-sinápticos.

O chefe da equipe de pesquisa, o professor Richard Wurtman, disse sobre o estudo que a regeneração de sinapses ocorreu. Para os pesquisadores de Alzheimer, essa regeneração de sinapses foi muito incomum e foi uma surpresa.

Neste estudo, alguns dos ratos receberam todos os três compostos (ômega-3, uridina e colina), e alguns receberam apenas um. As melhorias no crescimento das sinapses e na capacidade cognitiva foram maiores nos ratos que receberam os três. [XII]

Outra pesquisa em andamento, pelo menos nos últimos 10 anos, mostra que o tratamento precoce usando “dieta” poderia retardar significativamente a progressão da doença de Alzheimer.

Eu diria que a maioria dos biohackers que suplementam com Ômega-3, monofosfato de uridina e colina poderiam evitar completamente a doença de Alzheimer .

Publicado no Journal of Nutritional Bioquímica, um estudo da Universidade da Finlândia Oriental e realizado em toda a Europa provou que você poderia reduzir o risco de demência. E reduzir o acúmulo de amilóide em modelos de ratos com Alzheimer.

Os resultados deste estudo mostraram que mesmo pequenas mudanças na composição da dieta podem, em um período de tempo suficientemente longo e em um estágio inicial da doença, levar a mudanças significativas no metabolismo cerebral e melhorar o desempenho da memória[XIII]

Os suplementos utilizados neste estudo incluíram monofosfato de uridinafosfolipídiosvitaminas do complexo B e antioxidantes. Esta combinação foi colocada em um novo suplemento chamado “Souvenaid”, que está passando por testes clínicos na Europa e nos Estados Unidos (em 2016).

Notas de dosagem

A dose recomendada de Uridina para benefício nootrópico é de 150 – 250 mg por dia duas vezes por dia.

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Recomendamos tomar UMP com um bom multivitamínico que inclua o grupo B-Vitamina e uma ampla gama de minerais, incluindo magnésio.

Para melhores resultados, tome um stack de UMP com Omega-3, que inclua pelo menos 700 mg de DHA e 300 mg de EPA.

Introduzia uma boa fonte de colina após algumas semanas de suplementação com monofosfato de uridina. Comece com 50 mg de Alpha GPC ou CDP Colina. E aumente a sua dose dependendo da resposta a 300 mgs.

Se você achar que a suplementação de colina aumenta a depressão, pare de usar colina e tente usar o ALCAR como alternativa.

O UMP é solúvel em água e pode ser tomado por via sublingual. As doses sublinguais são relatadas como sendo de 7 a 10 vezes a dose equivalente, comparada à ingestão de UMP por via oral.

Triacetiluridina (TAU) vem em cápsulas e é solúvel em gordura. TAU é até 4 -7 vezes mais forte quando tomado por via oral em comparação com o UMP. Biohackers relatam que o UMP é mais eficaz e possui um valor melhor que o TAU.

A química do corpo de todos é diferente. Encontrar a dose ideal de uridina para você demandará paciência e alguma experimentação. Muito pouco UMP e você não verá nenhum benefício por um longo tempo. Muita uridina e você vai se sentir emocionalmente aborrecido e/ou excessivamente focado.

Efeitos colaterais

A uridina é produzida naturalmente em seu corpo. Então, é considerado bem tolerado e seguro. Tomar monofosfato de uridina com alimentos pode ajudar a evitar efeitos colaterais.

Biohackers relatam apenas efeitos colaterais menores, como uma diminuição das emoções (sentindo-se como um robô). Mas isso só foi observado em doses muito altas de monofosfato de uridina.

Se você não responder bem às vitaminas B ou ao SAM-e , talvez você não aproveite os benefícios do UMP.

Fonte: https://nootropicsexpert.com/uridine-monophosphate/

Tradução: Renan Marron e Mota

 

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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