Timeboxing – Hackeando o Tempo

Este é um post sobre hacking – não o tipo de hacking que se refere à invasão de sistemas de computador (cracking), mas sim o hacking positivo que procura explorar, entender e compartilhar. Se esta forma de hacking é nova para você, então este artigo da Wikipedia pode ser útil.

Eu encontrei pela primeira vez o termo “Hacker Temporal” quando descobri o podcast dos hackers da Time por @ImJulieTweets. Em seu podcast, Julie examinou dicas de produtividade que permitem que você faça mais com seu tempo.

Para mim, o tema do hacking do tempo ressurgiu enquanto assistia ao papel do ator BD Wong de Whiterose, o líder transgênero do Dark Army na série Mr.Robot da USANetwork.

@ whoismrrobot

Em suas breves cenas, Whiterose é interrompida pelo toque de seu relógio – uma lembrança do tempo que passa. Assistir à Whiterose fica a sensação de que ela tem uma apreciação e controle do tempo…

Apreciando o Tempo

Apreciar o tempo é o cerne do uso do tempo para se beneficiar. Mas, para realmente controlar nosso uso do tempo, devemos primeiro aceitá-lo. Então, como se faz para abraçar o tempo? Uma maneira é mudar seu relacionamento com ele. Parafraseando um ditado popular, ou você controla o tempo ou o tempo controla você. Você é uma vítima do tempo ou um manipulador do mesmo? Reserve um momento para considerar que tipo de relacionamento você tem com o tempo.

Espere. De volta tão cedo? Bem, para ser justo, a verdade é que a maioria de nós não pensa no tempo dessa maneira. Um problema que muitos de nós sofrem é a ilusão de que temos quantidade ilimitada de tempo à nossa disposição. Intuitivamente sabemos que isso não é verdade, mas muitos de nós simplesmente não se comportam dessa maneira. De um momento para outro, nos sentimos como se tivéssemos muito tempo antes que nossos relógios internos parem de funcionar. Claro, podemos poupar alguns? Então, uma tarefa é empurrada para um momento posterior e, eventualmente, voltaremos para repintar a casa ou tirar aquelas férias dos sonhos.

Ao longo do caminho, muitos de nós perdem a noção do tempo.

Uma razão para isso é que a maioria de nós tende a apreciar coisas que são escassas, enquanto coisas como o ar e a luz do sol não são apreciadas.

Uma chave para apreciar o tempo é visualizá-lo no contexto de blocos menores em vez de anos, meses ou mesmo dias. Isso não quer dizer que você não deveria ter um roteiro que delineia uma jornada mais longa. Mas, ao invés disso, concentrar-se em um único bloco de tempo nos permite considerar o que vamos realizar durante esse tempo. Afinal, quando se está presente e totalmente comprometido com uma única atividade, momentos memoráveis ​​são criados. Você é muito mais propenso a apreciar o tempo gasto dessa maneira.

Respeitar e apreciar o tempo são os primeiros passos para recuperar o tempo que se afasta de você.


O Método TimeHacker (THM)

O THM é uma abordagem a partir do Timeboxing (do qual falarei mais depois) para aproveitar blocos de tempo para fazer mais do que é importante. O THM oferece uma maneira diferente de ver o tempo. Em sua essência, o truque é destacar nossa percepção do tempo da superfície de uma meta distante ou até mesmo um prazo iminente – e, em vez disso, ver o tempo no contexto de um dia. Um dia cheio de uma coleção finita de blocos singulares de tempo. Nossos esforços em cada bloco de tempo devem ser curtos e altamente focados. E tudo bem se você não agendar muitos bloqueios durante o dia. É mais importante vê-los como oportunidades únicas para se tornarem comprometidos, altamente focados e determinados a realizar uma tarefa. À medida que a sua apreciação do tempo aumenta, o seu número de blocos de tempo aumenta.

Durante um bloco de tempo individual, apenas a tarefa em questão é importante. Todas as outras distrações são atendidas, rapidamente catalogadas e temporariamente descartadas. O objetivo é fornecer atenção extrema e principalmente indivisa durante esse período. O mais importante é evitar pensar na tarefa pai da qual a tarefa atual faz parte, pois muitas vezes isso leva à distrações que incluem medo, incerteza e dúvida. E podem lhe fazer pensar demais, em vez de simplesmente fazer. Ao limitar o escopo e criar contexto, aumentamos nosso foco à laser. Parafraseando Bruce Lee: seja como o laser meu amigo.

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O THM consiste em quatro fases:

  • Fase 1: Determine seu tempo médio de trabalho.
  • Fase 2: Planeje como você vai usar esse tempo.
  • Fase 3: Faça
  • Fase 4: Visualize o tempo

Analisaremos cada fase, mas tenha em mente que a quarta fase “Visualizar o tempo” é o elemento de ligação. É o que permitirá que você aprecie e aproveite o tempo, em vez de perdê-lo de vista.

John começa fazendo um inventário do que ele quer alcançar em um determinado dia. Ele faz isso na noite anterior ou pouco antes de começar o dia. Parte desse processo é a determinação de quanto tempo ele dedicará. John decide que a conclusão de um novo protótipo de produto é sua principal prioridade e que ele está disposto a dedicar seis horas para atingir esse objetivo. Então ele tem seis segmentos de uma hora para trabalhar. Usando lápis e papel (ou um relógio de hacker do tempo), John é capaz de acompanhar quantos desses segmentos por hora restam ao longo do dia.

John então cria uma lista de subtarefas. Cada uma delas é idealmente possível dentro de 15 minutos – mas algumas podem levar vários blocos para serem alcançadas. John usa blocos cronometrados de 15 minutos para manter o foco em tarefas específicas. Ele define um temporizador / cronômetro para saber quando cada bloco expirou. No final de cada bloco de tempo, John reavalia se concluiu a micro tarefa ou se precisa de outro bloco. John decide que ele precisa de outro bloco, mas a natureza chama e ele precisa de uma pequena pausa. Quando John retoma outro bloco de tempo, ele se concentra e tenta bloquear as distrações. Ele entende que a presença e o foco são fundamentais para alcançar seu objetivo.

A cada hora, John faz uma pausa e considera quantos segmentos de uma hora permanecem em seu dia. Esta é uma oportunidade para reavaliar se ele está no caminho certo e para fazer as correções de curso necessárias.

No final do dia, John faz um inventário do que foi feito e do que ainda resta. Ele usa um diário para rastrear seu progresso e planejar as metas e as subtarefas para o dia seguinte.

Susan pode seguir um caminho semelhante ao de John, mas pode ter apenas três horas para dedicar e três metas para completar.


Vamos dar uma olhada em cada fase.

Fase 1: Determine seu tempo médio de trabalho

Começamos determinando o intervalo de horas diárias que estamos dispostos a usar para produtividade.

Para mim, é das 5 da manhã às 8 da noite. 15 horas. Essencialmente, a hora que eu acordo até a hora em que, teoricamente, eu deveria terminar um dia. Naturalmente, estou fazendo todo tipo de coisas durante esse intervalo de tempo – mas o intervalo define o escopo geral de onde as tarefas podem ser realizadas.

Fase 2: Planeje como você vai usar esse tempo

Entenda que dentro de um intervalo de tempo a cada segundo que passa resulta em menos tempo disponível. Portanto, é importante planejar como você usará seu tempo. Não por minuto – em vez disso, pense em termos das tarefas mais importantes. Tarefas que ​​movem, de forma mensurável, a agulha no medidor que mede seus objetivos.

Você deve ter apenas um punhado de tarefas diárias, idealmente cerca de três. Essas são as tarefas que importam e as que você visualizará dentro do contexto de seu tempo disponível diariamente.

Em seguida, crie uma lista de subtarefas que lhe trarão mais perto de completar seus três objetivos. A chave aqui é dividir uma tarefa maior em partes menores e mais gerenciáveis. Cada micro tarefa deve ser algo que você pode realizar em 15 minutos de um esforço altamente concentrado. No final, será esclarecido por que 15 minutos foram escolhidos.

Esta fase deve ser feita diariamente à noite em preparação para o dia seguinte. No entanto, você pode preferir fazê-lo no início da manhã na preparação para o dia atual. De qualquer forma, você fará o inventário das micro-tarefas que você completou e como isso afeta seus objetivos gerais. Use isso como uma oportunidade para corrigir e criar um novo conjunto de tarefas.

Fase 3: Faça

Na fase três, trabalhamos em micro-tarefas designadas. Novamente, a chave aqui é envolver-se em um trabalho altamente focado.

Tudo bem se você não completar uma micro tarefa em 15 minutos. Simplesmente aloque outro bloco de 15 minutos para tentar novamente, imediatamente após – ou mais tarde.

Certifique-se de usar um timer (cronômetro / alarme) durante uma micro tarefa – existem milhares de aplicativos para celulares e relógios inteligentes. No entanto, para este hack eu acabei criando uma série de relógios especializados chamados, eles estão disponíveis gratuitamente como projetos de código aberto. Mais sobre eles depois.

Fase 4: Visualizar o tempo

O tempo de visualização é sobre ver o tempo restante que você tem e como ele diminui com o tempo. É importante visualizar o tempo como uma quantidade decrescente.

Você pode fazer isso com caneta e papel, simplesmente desenhando uma barra com tantos segmentos quanto o número de horas que você distribuiu no seu dia. Você pode sombrear um segmento a cada hora que passa.

O ponto aqui é que você não precisa de ferramentas sofisticadas para fazer isso. Lápis e papel servem.

Por mais simples que esse método pareça, é provável que simplesmente nos esqueçamos de segui-lo ao longo do dia. É aqui que um sinal horário é útil. Você pode definir um alerta por hora em seu relógio ou dispositivo móvel para lembrar-se de refocar e fazer um inventário de quanto tempo ainda resta para o dia. Idealmente, este lembrete é uma oportunidade de olhar para o seu rastreador de tempo (relógio, diário, etc…) e ter um momento para visualizar o tempo restante. Pergunte a si mesmo se o que você está fazendo está de acordo com suas metas para o dia. Tudo bem se não for! A chave aqui é que você está considerando como você está usando seu tempo. Isso também permite que você considere seus objetivos e se você criou subtarefas que são viáveis ​​e ajudam a avançar mais.


Então esse é o método TimeHacker. Deceptivamente simples, mas poderoso.


E se eu estiver “Na Zona”?

Você pode se perguntar se essa abordagem de hackeamento em tempo integral não vai simplesmente interrompê-lo quando você está no fluxo ou na zona? A resposta é – não a menos que você permita. Se você está em um fluxo produtivo, por que interromper? Simplesmente pare o cronômetro e continue acionando. No entanto, verifique se você está realmente na zona e não em um buraco de coelho. Senão, é melhor você tomar um ar e reorientar, reavaliando, fazendo perguntas melhores e criando novas subtarefas.

É importante não pensar nisso como uma abordagem rígida. Como todos os hacks, este é apenas um ponto de partida para você explorar, aprender e compartilhar.


Benefícios desta abordagem

Um dos principais benefícios dessa abordagem é que ela se concentra em fazer o que é mais importante e usar técnicas simples para permanecer no caminho certo. A abordagem não é focada em ajudar você a fazer uma dúzia de coisas, mas encoraja fazer menos com maior presença, intenção e compromisso.

O uso de subtarefas cronometradas nos força a usar foco intenso no tempo de alongamento.

Um aspecto chave dessa abordagem é o uso de ferramentas para visualizar o tempo – particularmente a passagem do tempo. Apps de celular ou smartwatch podem suprir isso facilmente.

Começando

O THM descrito aqui é conceitualmente simples, mas é mais difícil de fazer na prática. Você encontrará as seguintes ferramentas úteis para aproveitar ao máximo essa abordagem.

  • Use um caderno de papel (ou um aplicativo de notas). As tarefas de acompanhamento são mais fáceis quando você as escreve e as revisa ao longo do tempo. Se esse método agradar você, procure sobre “bullet journaling”. Existe toda uma comunidade on-line dedicada ao registro de hacks.
  • Use um aplicativo como o Evernote. É um caderno digital que está sempre com você. Isto é, se você não esquecer o seu telefone.
  • Use um temporizador. Você precisará de uma maneira de controlar dois tipos de tempo: 1) O tempo restante diário e 2) O tempo restante em uma micro tarefa individual. Fazer as duas coisas com um temporizador é um desafio – por isso, você precisaria usar um cronômetro e, talvez, o método impresso que descrevi anteriormente, usando um caderno de anotações, e sombreando em poucas horas. Ou você poderia simplesmente usar dois temporizadores ou um app específico para isso.

Eu realmente uso uma combinação dos métodos descritos acima. Tanto quanto eu amo ferramentas digitais – muitas vezes me lembro de que, às vezes, lápis e papel ainda são difíceis de serem superados.

No entanto, manter o controle do tempo é definitivamente uma tarefa que pode ser automatizada e delegada aos nossos dispositivos digitais. Eu me propus a resolver esse problema criando os Relógios de Hack Temporal. O relógio funciona usando formas e luz colorida para indicar quanto tempo resta. A razão para usar a luz é que é mais fácil ler luzes coloridas do que ler e processar textos mentalmente.

Próximos passos

Revise os passos simples acima e experimente você mesmo. Isso não seria exatamente um hack se você não fosse encorajado a experimentar essa abordagem e ajustá-la para atender às suas necessidades. Se nada mais – esta abordagem é infinitamente hackeável. Porque lembre-se, o Hack Temporal não é sobre fazer mais – é sobre proteger e criar o espaço-tempo para fazer mais do que importa.

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15 Minutos

Talvez você esteja se perguntado por que 15 minutos foram escolhidos para a duração de uma subtarefa. Por que não 45 minutos ou uma hora? 15 minutos não são muito curtos para completar uma tarefa significativa?

É aqui que o hacki temporal muda. Nós, seres humanos, experimentamos o tempo a partir de nossas próprias perspectivas, e o conceito de tempo compartilhado é, na melhor das hipóteses, impreciso. Os efeitos disso são bem documentados por pesquisadores no campo da percepção do tempo – um ramo de estudo em psicologia e neurociência.

Todos nós podemos nos relacionar com diferenças na percepção do tempo. Quer seja o pequeno Timmy repetidamente perguntando “estamos lá ainda?” Na viagem de carro da família, ou colegas de trabalho imaginando como podemos encontrar tempo para esmagá-lo continuamente. Ou quando o tempo parece voar enquanto nos divertimos. Claramente, o tempo não parece ser o mesmo para o questionador do que para o questionado.

A verdade é que vemos o tempo através das lentes de nossas percepções e emoções. Por causa disso, o tempo pode ser cortado. Basta lembrar que não há colher. Então você verá que não é a colher que está dobrando – é só você mesmo.

Eu posso compartilhar um breve exemplo pessoal.

O jogo de xadrez é geralmente considerado um jogo lento – o que requer um pensamento profundo para ser bem jogado. Eu gostei de jogar xadrez durante a maior parte da minha vida e, particularmente, gosto de jogar xadrez rápido, onde cada jogador tem cinco minutos para completar todos os seus movimentos. Compare isso com os 2-3 minutos por jogada em um torneio padrão e o pensamento de ter apenas alguns minutos para jogar um jogo inteiro parece absurdo.

O que mais gosto no xadrez rápido é o flash momentâneo de insight, onde você pode ver uma série de movimentos que levam a uma vitória. Estou impressionado com o quanto se pode ver em tão pouco tempo. Depois de um jogo desses, os jogadores podem ser ouvidos falando sobre motivos, planos, temas, mudanças na paisagem e oportunidades perdidas.

Como 10 minutos (cinco minutos por jogador) podem ser tempo suficiente para completar um jogo inteiro de xadrez? E por que o tempo parece desacelerar para jogadores de xadrez, artes marciais e outros atletas? A razão, nos diz a ciência, é que quando estamos altamente concentrados em uma tarefa, nossas mentes são capazes de processar mais informações durante esse tempo. Isso, por sua vez, resulta em uma percepção de que o tempo diminui ou que há mais tempo disponível.

Então, sob as circunstâncias certas, um pedaço de 15 minutos é muito mais longo do que parece. No entanto, é realmente tempo suficiente para realizar uma micro tarefa devidamente estruturada, mas não o suficiente para levar a um esforço desfocado. Você precisará estar focado e livre de distrações, caso contrário, o bloco de tempo expirará antes de você terminar.

Esta abordagem não é nova e essencialmente usa uma técnica chamada time boxing – que tem provado ter inúmeros benefícios. Por exemplo, Timeboxing nos obriga a se concentrar e permanecer no caminho certo.

Timeboxing também evita o efeito, buraco do coelho ou perdido na selva onde você gasta uma quantidade significativa do seu tempo tentando completar uma tarefa para a qual você está mal preparado.

Você também pode usar timeboxing quando a distração inevitável acontecer. Timeboxing permite que você defina 15 minutos para lidar com a distração antes de reiniciar um bloco de tempo.

Outro motivo para escolher blocos de 15 minutos é o período de tempo requerer foco dedicado e às vezes intenso. Sob essas condições, períodos de tempo mais longos podem ser mentalmente desgastantes e reduzir o seu tempo de trabalho total.

Você ficará surpreso com o que você pode realizar em 15 minutos depois de definir sua mente para isso!

Relógio de Hack Temporal

Um Time Hacker Clock (THC) é um dispositivo que combina diretrizes simples de produtividade com emissão de formas ou cores para transmitir rapidamente quanto tempo resta em um determinado dia ou bloco de tempo.

Aqui temos três exemplos de THCs. Os planos completos para cada um dos relógios estão disponíveis gratuitamente e abertos no Github (em inglês).

THC baseado na Web

O primeiro relógio que veremos é um relógio baseado na web. Este é o relógio mais fácil e mais prontamente disponível para uso. Você pode usá-lo em seu notebook e celular. Esta versão do relógio usa círculos concêntricos que encolhem com a passagem do tempo.

Clique duas vezes na parte inferior do círculo para iniciar um temporizador de 15 minutos. Você pode clicar duas vezes na parte superior do círculo para alterar as cores de exibição ou clicar duas vezes no lado esquerdo ou direito do círculo para alterar a imagem de fundo.

Experimente o Web-THC ou visite o repositório do github para saber mais.

Relógios baseados em Arduino e Raspberry Pi

Eu criei dois relógios baseados em hardware usando um Raspberry Pi Zero habilitado para Wifi e um microcontrolador Arduino habilitado para Bluetooth.

Cada produto joga com os pontos fortes do dispositivo subjacente. Por exemplo, o relógio Pi Zero habilitado para Wifi hospeda um servidor da Web que aceita comandos por meio de um navegador da web. O Arduino habilitado para Bluetooth conecta-se a um smartphone sem a necessidade de acesso à Internet.

Ambos os relógios contam com o conceito de projetar sinais sensoriais visuais sutis em um ambiente. A idéia básica é que a projeção de uma luz colorida em uma superfície em um ambiente pode ser usada para transmitir informações dependendo das características da luz, como os valores de matiz, saturação e brilho (níveis). Então, ver uma cor laranja projetada em uma parede pode indicar que há 40% de tempo restante em um determinado período de tempo.

O THC à base de Raspberry Pi, mostrado abaixo, consegue isso emitindo luzes coloridas..

O THC baseado em Arduino é fechado em uma tampa que emite luz colorida. Dado que ele roda em um microcontrolador menor, a duração da bateria é muito boa.

Os planos completos para ambos os dispositivos estão disponíveis gratuitamente como projetos de código aberto (em inglês).

 

Fontes: https://hackernoon.com/the-time-hacker-method-12970c47f04f

-https://medium.com/@cjus/the-time-hacker-method-why-15-minutes-5d4747c35d9a

-https://medium.com/@cjus/time-hacker-clocks-3a1491dd02a7

Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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