Competir no mundo dinâmico e em rápido crescimento dos eSports e dos jogos pode parecer um negócio solitário. Especialmente quando se trata de sua saúde como atleta e jogador.

E o ataque ao seu corpo e cérebro é geralmente maior do que em outros esportes profissionais.

Na verdade, um dos pequenos segredos desagradáveis ​​dos eSports e dos jogos são as lesões esportivas que não são relatadas. E não tratadas.

E, diferentemente de outros esportes profissionais, os jogadores de eSports muitas vezes relutam em divulgar ferimentos em equipes por medo de serem substituídos.

Uma carreira típica em jogos profissionais pode acabar com apenas 23.

Mas não precisa ser assim.

Espero que este post não apenas ajude você a se manter saudável para jogar bem nos seus 20 e 30 anos. Mas também tem as ferramentas que você precisa para jogar no topo do seu jogo hoje.

Os suplementos nootrópicos são uma alternativa comprovada e eficaz às bebidas energéticas. E às substâncias agora proibidas pela Federação Internacional de e-Sports e outras associações profissionais de jogos e esportes.

Jogos de estratégia como Counter Strike, League of Legends, Dota ou Tekken são extremamente complexos. As habilidades motoras, o alto grau de compreensão tática e a extrema coordenação entre mãos e olhos exigem demandas extraordinárias em seu corpo e cérebro.

Aqui você encontrará sugestões eficazes de stacks nootrópicos projetados especificamente para o jogador profissional em mente.

nootropic benefits for gamers

Um stack de nootrópicos cuidadosamente escolhida para games deve auxiliar:

  • Reflexo e tempo de reação
  • Visão
  • Foco
  • Velocidade Pensamento
  • Aprendizado
  • Energia
  • Dor física
  • Ansiedade

Os seguintes suplementos nootrópicos têm demonstrado apoiar várias áreas do cérebro, corpo e saúde da visão. E especificamente selecionado com o jogador profissional em mente..

Se você está procurando uma referência rápida para um stack que você pode montar agora, você pode começar com:

  • Óleo de Coco Extra Virgem – 1 colher de sopa 3x/dia
  • Extrato de Casca de Pinheiro – 100 mg 3x/dia
  • Fosfatidilserina (PS) – 100 mg 3x/dia
  • L-Teanina – 250 mg 2-3x/dia
  • Aniracetam – 750 mg 2x/dia
  • CDP-Colina – 300 mg 2x/dia
  • Ginseng – 500 mg 2x/dia
  • L-Tirosina – 500mg 2x/dia
  • Cassis (Groselha Negra) – Cerca de 350 mg 2x/dia
  • Extrato de Mirtilo – Cerca de 25 mg 2x/dia
  • Luteína – 10 mg 2x/dia
  • Zeaxantina – 2 mg 2x/dia
  • Astaxantina – 1 mg 2x/dia
  • Açafrão – 1 mg 2x/dia
  • Bacopa Monnieri – 200 – 450 mg 1x/dia (45% bacosides)
  • DHA (Ômega-3) – 1.000 mg 1x/dia
  • Rhodiola Rosea – 150 – 200 mg 1x/dia
  • Complexo de Vitaminas B – Até 3x/dia

Se você é novo em nootrópicos, isso pode parecer um monte de suplementos. Mas se você quiser experimentar uma melhoria agora, isso é o necessário.

Tome consistentemente, todos os dias pelo tempo que você deseja atingir um pico de desempenho no seu jogo.

Nootrópicos para Cognição

Óleo de Coco Extra Virgem

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óleo de coco é 90% de gordura saturada. E quase 60% das gorduras são triglicerídeos de cadeia média (MCTs).

Os MCTs do óleo de coco contornam seu sistema digestivo normal e vão diretamente para o fígado, onde são convertidos em cetonas.

As cetonas são transportadas por todo o corpo, incluindo o cérebro, para uso no ciclo do ácido cítrico, produzindo trifosfato de adenosina (ATP)O ATP alimenta sua mitocôndria, melhorando o estado de alerta, a cognição, a memória e o humor.

A pesquisa também mostra que os MCTs ajudam a aumentar a serotonina, que fornece um efeito anti-estresse.

Usar óleo de coco extra virgem 3 vezes por dia é uma das formas mais baratas, porém mais eficazes para aumentar o estado de alerta e se concentrar e melhorar o seu jogo.

Extrato de Casca de Pinheiro

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O Pine Bark Extract pode ser sua arma secreta para ganhar torneios. É usado principalmente para aumentar o fluxo sanguíneo.

Este aumento no fluxo sanguíneo significa mais nutrientes e combustível para as células cerebrais. Resultando em um aumento na memória de trabalho[I] melhorou a velocidade de raciocínio e o desempenho mental,[II] melhor atenção sustentada e humor.[III]

Extrato de casca de pinheiro é também um dos antioxidantes mais potentes já descobertos. Para você, isso significa menos dor nas articulações e não se sentir completamente esgotado após o jogo. [IV]

Fosfatidilserina (PS)

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Fosfatidilserina (PS) é sem dúvida um dos mais eficientes nootrópicos para jogos disponíveis hoje. Ele mantém nossas células cerebrais saudáveis.

E tem uma reputação de melhorar o estado de alertaatençãocogniçãomemóriarecordação e humor.

PS é um componente crítico das membranas das células cerebrais que, quando saudáveis, são maleáveis, fluidas e flexíveis.

Mas quando chegamos aos 20, os fosfolipídios, incluindo a fosfatidilserina (PS), começam a diminuir. Como este invólucro começa a endurecer; atenção, concentração, memória, humor e aprendizado começam a sofrer[V]

PS é um dos impulsionadores de memória mais eficazes que conhecemos. Muitos ensaios clínicos com PS mostraram melhorias na memória de trabalho e de longo prazorecordaçãológica e até visão.

O período de atenção, motivação, sociabilidade e iniciativa aumentam pelo uso de fosfatidilserina como nootrópico.

L-Teanina

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Teanina é um aminoácido não-dietético encontrado no chá verde (camellia sinensis) e está disponível como suplemento dietético.

A L-Teanina estimula os neurotransmissores serotoninadopamina GABA no cérebro. Assim como o aumento do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e o Fator de Crescimento do Nervo (NGF)[VI]

L-Teanina ou chá verde orgânico energiza você sem drenar. Acalma sem te colocar para dormir. E motiva de forma estável. [VII]

L-Teanina + Cafeína é um stack simples e popular de nootrópicos. Pesquisadores da Unilever no Reino Unido analisaram os efeitos combinados de100 mg de L-Teanina e 50 mg de Cafeína no desempenho cognitivo e humor.

27 voluntários foram avaliados quanto a medidas de reconhecimento de palavrasprocessamento rápido de informações visuaislimiar crítico de fusão de flickertroca de atenção e humor.

A equipe concluiu que “a L-Teanina e a cafeína em combinação são benéficas para melhorar o desempenho em tarefas cognitivamente exigentes ”. [VIII]

Saiba mais sobre a L-Teanina em nosso artigo especialmente dedicado.

Aniracetam

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Aniracetam é um derivado do nootrópico original; Piracetam. E perfeitamente legal para usar ao competir em eSports e jogos.

Este potente racetam reduz a ansiedade sem sedação por ativação dos receptores de dopamina D2 e D3. [IX] O aniracetam aumenta os reflexos e a percepção. E ajuda a melhorar a cognição, a aprendizagem e a memória[X]

CDP-Colina

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A CDP-Colina (Citicolina) está presente em todas as células do seu corpo. Esta fonte única de colina se separa em citidina e colina, uma vez que você a toma. [XI]

A citidina converte-se na uridina necessária para sintetizar a fosfatidilcolina, que forma a camada externa das membranas das células cerebrais. Saiba mais sobre a Uridina.

Este novo PC repara as membranas dos neurônios danificados. As membranas que foram invadidas para produzir acetilcolina durante um jogo intenso. [XII]

A suplementação com CDP-Colina ajuda a aumentar a cognição, aumenta a energia cerebral, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e melhora o aprendizado e a memória.

Para o jogador profissional, isso significa raciocínio rápido e processamento mental, bem como melhor consolidação e recuperação de memória.

Ginseng

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O Panax ginseng (asiático) e o Panax quinquefolius (americano) contêm uma coleção de compostos ativos chamados ginsenosídeos. Estas saponinas triterpênicas (plantas químicas) são exclusivas das espécies de plantas de ginseng. E são semelhantes a esteróides na natureza.

Os ginsenosídeos aumentam a síntese protéica e a atividade dos neurotransmissores no cérebro. E o ginseng estimula a formação de vasos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea no cérebro. O que melhora a memória e o pensamento mais rápido[XIII]

Uma dose única de 200 – 400 mg de ginseng pode reduzir significativamente a fadiga mental associada ao jogo. [XIV] e aumentar seus níveis de energia física e mental[XV]

E o ginseng age como anti-inflamatório, reduzindo as citocinas. O que deve ajudar a diminuir a dor física associada ao jogo. O Ginseng Americano oferece mais benefícios à memória de trabalho, enquanto o Panax Ginseng é mais indicado para memória de longo prazo e humor.

L-Tirosina

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L-Tirosina é o principal precursor necessário para formar todos os neurotransmissores catecolamínicos. Incluindo dopamina, epinefrina e norepinefrina.

Suplementar com L-Tirosina ou N-Acetil-L-Tirosina antes de um jogo aumenta os níveis de dopamina. Melhorar a memória de trabalho e a função executiva (tomada de decisão) no córtex préfrontal.

Ela ajuda nos estados de fluxo criativos, é combustível para inspiraçãoflexibilidade cognitiva e o tipo de “ pensamento convergente ” que você faz durante um torneio.

Estudos clínicos mostram que a L-Tirosina melhora a memória e o raciocínio rápido, enquanto sob estresse agudo[XVI]

E a suplementação com L-Tirosina proporciona um melhor aprimoramento cognitivo à medida que aumenta a demanda cognitiva[XVII]

Bacopa Monnieri

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Os antigos manuscritos ayurvédicos recomendavam Bacopa Monnieri para memorizar longas passagens de texto e aumentar a cognição. E a ciência moderna nos mostra que funciona tão bem quanto para o jogador profissional.

Bacopa melhora a recordaçãoatençãomemória e foco[XVIII] E isso ajuda a reduzir a ansiedade.

Pesquisa na Universidade Hindu Banaras mostrou Bacopa sendo tão eficaz para a ansiedade como o benzodiazepínico lorazepam. Mas sem a sedação. [XIX]

Saiba mais aqui.

DHA (Omega-3)

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Seu cérebro é composto de 60% de gordura. 15 – 20% do seu córtex cerebral é DHA. Até a retina em seus olhos é de 30 a 60% de DHA. Tornando o DHA o nutriente mais essencial para a saúde dos olhos e do cérebro para o jogador profissional.

DHA atua como um anti-inflamatório, reduzindo a enzima COX-2. A inflamação é um fator chave na síndrome do túnel do carpo e outras dores associadas ao jogo de longo prazo.

O DHA regula as oscilações do cálcio, que estão envolvidas na liberação de neurotransmissores, na função mitocondrial, na ativação do gene, no estresse oxidativo e no fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).

A suplementação diária de DHA por 3-4 semanas pode resultar em pensamento mais rápido e melhor aprendizado e memória com menos dor.

Rhodiola Rosea

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Rhodiola Rosea é uma erva adaptogênica e nootrópica que tem sido usada na medicina tradicional na Rússia e nos países escandinavos por milênios.

A Rhodiola ajuda a reduzir a ansiedade e a fadiga, aumenta a energia, o estado de alerta e a resistência, enquanto aumenta o desempenho mental sob o tipo de estresse crônico que você experimenta durante o jogo.

A pesquisa mostra que Rhodiola Rosea pode aumentar a atenção para tarefas orientadas a detalhes, melhorando a concentração durante um período prolongado. O nootrópico ideal para jogos.

A Rhodiola estimula o humor ao influenciar os níveis de serotonina e norepinefrina em seu cérebro, assim como as beta-endorfinas.

Estudos clínicos e nossa experiência mostram que a maioria experimenta todos os benefícios da Rhodiola Rosea entre 30 e 40 dias de uso diário e consistente. Este é o tipo de suplemento que se você optar por usá-lo é melhor se usado todos os dias.

Vitaminas do complexo B

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Todo stack nootrópico para jogos deve conter as Vitaminas B para ser eficaz. E aqui está o porquê…

Cada uma das vitaminas B contribui de forma única para a síntese de todos os principais neurotransmissores, a criação de ATP para alimentar as mitocôndrias, os axônios protectores da bainha de mielina, a sinalização das células cerebrais, a densidade dos receptores, a redução da inflamação e muito mais.

Escolha um complexo de vitamina B que seja consideravelmente superior às recomendações da RDA. E certifique-se de que contém vitaminas bio-idênticas que o seu corpo pode usar (ou seja, folato em vez de ácido fólico, metilcobalamina em vez de cianocobalamina).

Açafrão-da-Terra

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Cúrcuma (Curcuma longa) é um dos remédios naturais mais poderosos da medicina ayurvédica e chinesa. [XX]

Como um jogo nootrópico, açafrão é anti-ansiedade, melhora a memória e reduz a dor.

Para a ansiedade, a cúrcuma trabalha reduzindo o cortisol, o hormônio do estresse, enquanto aumenta os níveis de serotonina. E ensaios clínicos demonstraram que ele é mais potente que o antidepressivo Prozac. [XXI]

A suplementação com cúrcuma ou seu composto ativo curcumina aumenta os níveis do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), que pode aumentar a inteligência e a memória[XXII]

E a curcumina na cúrcuma é um potente antioxidante que ajuda a proteger o cérebro e o corpo da inflamação. Ajudando a reduzir a dor associada ao jogo intenso.

Mas curcumina e açafrão por conta própria são mal absorvidos pelo seu intestino. A maneira mais eficiente de aumentar a biodisponibilidade é combinar cúrcuma ou curcumina com piperina.

Um estudo mostrou que a combinação de curcumina com 20 mg de piperina aumentou a biodisponibilidade em 2000%[XXIII]

Ashwagandha

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Uma das ervas mais poderosas na cura ayurvédica, Ashwagandha é ideal para jogos. Ajuda a reduzir a ansiedade e o cortisol, o hormônio do estresse. [XXIV]

Ele ajuda a regenerar axônios e dendritos e reconstruir sinapses estressadas por sessões intensas de jogo. [XXV]

Ashwagandha inibe acetilcolinesterase, o que significa que você tem mais acetilcolina disponível para raciocínio rápidoaprendizado e memória[XXVI]

Você pode ler mais sobre Ashwagandha aqui.

Huperzine-A

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Huperzine-A é um alcalóide solúvel em água derivado do Musgo Chinês do Clube (Huperzia serrata).

Huperzine-A aumenta os níveis de acetilcolina (ACh) disponível no cérebro, bloqueando o efeito da enzima acetilcolinesterase (AChE)ACh é crítico para codificar novas memóriasraciocínioconcentraçãocognição e neuroplasticidade[XXVII]

O Hup-A também protege as células cerebrais da toxicidade do glutamato e aumenta o fator de crescimento nervoso (NGF)O NGF é crítico no desenvolvimento, manutenção e reparo das células cerebrais. [XXVIII]

Antes de adicionar o Huperzine-A ao seu stack, recomenda-se cautela:

O Hup-A tem pelo uma meia-vida de 24 horas. O que significa que leva um dia inteiro para o seu sistema eliminá-lo.

Isto significa que se você escolher usar o Huperzine-Ause-o somente no dia da competição. E dê uma pausa ao seu cérebro por 2-3 dias antes de usá-lo novamente. Caso contrário, o acúmulo de Huperzine-A pode ser tóxico e causar mais danos do que benefícios.

Nootrópicos para a Visão

A saúde dos olhos e da visão é fundamental para o principiante e o jogador profissional. Mesmo o melhor monitor de jogos não irá compensar os olhos mal conservados.

Na verdade, uma visão melhor poderia lhe dar uma vantagem sobre a concorrência.

Os seguintes suplementos aceleram a velocidade de transmissão elétrica da retina, aceleram os reflexos e a velocidade de foco, previnem a cegueira do flash, diminuem o esforço ocular, melhoram a sensibilidade ao contraste, aumentam a percepção de profundidade e muito mais.

Luteína e Zeaxantina

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Os carotenóides amarelos luteína zeaxantina estão concentrados nas seções de mácula e fóvea da retina de seus olhos.

Suplementar com ambos ajuda a proteger os olhos da radiação de alta energia (luz azul) emitida pelos seus monitores de jogos. Eles ajudam a filtrar a luz azul antes que ela possa danificar a mácula. [XXIX]

A luteína e a zeaxantina são antioxidantes potentes e reduzem as espécies reativas de oxigênio (ROS) produzidas durante a conversão de fótons em sinais elétricos em fotorreceptores em sua retina.

A luteína e a zeaxantina melhoram o desempenho visual em condições de pouca luz, melhoram a recuperação do reflexo e ajudam a distinguir mudanças sutis de luz e escuridão. Crítico para apontar em jogos FPS. [XXX]

Você pode encontrar ambos num único suplemento, como os de Extrato de Calendula.

Groselha Negra

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O Extrato de cassis está crescendo rapidamente em popularidade na comunidade de jogos pro. Porque ajuda a reduzir olimiar de adaptação ao escuro, melhora o tempo de recuperação ereduz a fadiga ao usar um monitor de jogos.

A rodopsina é uma proteína sensível à luz encontrada nas hastes da retina em seus olhos. É extremamente sensível à luz e permite que você veja em condições de pouca luz.

Quando uma molécula de rodopsina absorve um fóton, ela se divide em uma molécula da retina (11-trans-retinal) e uma molécula de opsina. Esse processo inicia uma reação bioquímica que envia um sinal ao centro de processamento visual do seu cérebro.

Retina e opsina então recombinam em rodopsina.

Embora a divisão inicial da rodopsina em retina e opsina seja quase instantânea, pode levar até 30 minutos para ambos se recombinarem e restaurar a rodopsina para níveis ideais.

Um pigmento roxo da planta em groselha negra chamado C3G (Cyanidin-3-glucoside) ajuda a regenerar a rodopsina. Permitindo uma recuperação mais rápida da visão escura[XXXI]

A groselha negra é um potente antioxidante e protege seus olhos dos surtos de radicais livres no ambiente de jogos de alta energia.

Ela também aumenta a visão aumentando o fluxo sanguíneo para dentro e dentro do olho, regulando positivamente a sintase do óxido nítrico. Aumento do óxido nítrico, que ajuda os vasos sanguíneos a fornecer mais sangue aos seus olhos durante uma jogabilidade intensa. [XXXII]

Mirtilo

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Estudos em seres humanos mostram que o mirtilo é eficaz na melhoria dos problemas da retina, melhorando a integridade dos pequenos vasos sanguíneos (capilares), que aumenta o fluxo sanguíneo e abranda a progressão dos problemas com opacidade do cristalino e miopia (miopia).

E como o cassis, extrato de mirtilo fornece C3G que ajuda a regenerar a rodopsina, melhorando a visão noturna e de pouca luz. [XXXIII]

Também ajuda a proteger contra danos causados ​​por fotorreceptor de luz azul induzida por diodo emissor de luz (LED)[XXXIV]

Açafrão

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Estudos publicados recentemente demonstram a habilidade do Açafrão em melhorar a nitidez da visão e melhorar a sensibilidade à oscilação de luz.

Ele fornece α-crocina carotenoide, que protege as células da retina dos danos UV-B.

A Crocina também aumenta o fluxo sanguíneo na retina e coróide dos seus olhos. A camada coróide está entre a esclera (branca do olho) e o resto da retina. O açafrão melhora o suprimento de oxigênio e nutrientes necessário para olhos saudáveis[XXXV]

O extrato de açafrão se tornou popular dentro do mundo dos jogos profissionais porque ajuda a melhorar a visão. E reduz a sensibilidade à oscilação de luz de luzes brilhantes e intermitentes.

Astaxantina

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A astaxantina demonstrou em vários estudos clínicos ser o antioxidante mais poderoso encontrado na natureza. E é um limpador de radicais livres muito mais potente que o β-caroteno e o α-tocoferol[XXXVI]

Estudos em humanos mostram que a suplementação com astaxantina reduz a fadiga ocular causada pela observação de um monitor de jogos por horas. E melhora a capacidade de alterar o foco em diferentes distâncias.

A astaxantina reduz a visão turva, secura e dor nos olhos. Reduz a fadiga ocular em pessoas saudáveis. Melhora o fluxo sanguíneo capilar da retina e ajuda os seus olhos a focarem-se mais facilmente. A astaxantina melhora a percepção de profundidade e reduz a inflamação ocular[XXXVII]

Benefícios para Gamers

A boa notícia é que os estudos clínicos mostram que os jogadores profissionais exibem maior capacidade cognitiva e melhores habilidades cognitivas do que a pessoa comum. [XXXVIII]

Mas isso tem um custo. Exagere e você chega ao fim de uma carreira potencialmente lucrativa no momento em que você estiver com uma dor física extrema, visão queimada e um cérebro muito esgotado.

Não precisa ser assim.

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Os nootrópicos terão um papel cada vez maior no jogo profissional e nos eSports. E os que adotam precocemente obtêm o benefício de carreiras de jogos mais longas e mais bem-sucedidas e passam para outras atividades mais saudáveis ​​do que nunca.

Os suplementos nootrópicos sugeridos neste post são comprovados por centenas e centenas de ensaios clínicos. E são usados ​​todos os dias por inúmeros biohackers em todo o mundo.

Se você é novo no mundo nootrópico, por favor, entenda que não existe uma “solução de uma pílula” para uma melhor cognição.

Será necessário um stack de vários suplementos diferentes. Todos trabalhando juntos em sinergia para um cérebro melhor.

Um ultimo adendo pessoal do autor de O Biohacker: essa lista não contém nenhuma smart drug por 2 razões:

1- A maioria delas está banida das competições pelas leis anti-doping. Isso inclui estimulantes, anabolizantes, canabinoides, opiáceos e vários outros. Você pode conferir uma lista delas aqui (em inglês).

2- Elas costumam ter um preço. Que pode variar de uma pequena desmotivação ou ‘crash’ pós efeito até crises de ansiedade/depressão e danos neurológicos que podem comprometer o seu desempenho no jogo pra sempre. Esses riscos são minimizados (e dependendo da smart drug, praticamente anulados) se você dosá-las e ciclá-las corretamente, mas caso não haja necessidade médica, evitá-las lhe dá uma preocupação a menos na hora da competição.

Fonte: https://nootropicsexpert.com/best-nootropics-for-esports-gaming/

Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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