Sensibilidade à Cafeína

A sensibilidade à cafeína é determinada pela eficiência do corpo humano em processar e metabolizar a cafeína.

Isso não deve ser confundido com a tolerância à cafeína, que descreve como o corpo responde à cafeína ao longo do tempo.

A sensibilidade tem mais a ver com a composição genética única de uma pessoa, pois isso determina até que ponto uma determinada quantidade de cafeína afetará uma pessoa.

Ligação genética e sensibilidade à cafeína

A cafeína é metabolizada pelo fígado usando a enzima CYP1A2. A capacidade de produzir esta enzima é regulada pelo gene CYP1A2. Pequenas mudanças na sequência de DNA desse gene determinam a eficiência com que uma pessoa pode metabolizar a cafeína e, assim, eliminá-la do organismo.¹

Algumas pessoas produzem geneticamente muito pouco dessa enzima, enquanto outras produzem uma grande quantidade. A maioria dos humanos está em algum lugar no meio.

O gene AHR também desempenha um papel na sensibilidade à cafeína, pois regula a ativação e desativação do gene CYP1A2. 10% da população são metabolizadores rápidos de cafeína e, portanto, não são muito sensíveis à cafeína. ²

A terceira ligação genética à sensibilidade à cafeína envolve o tipo de receptores de adenosina que uma pessoa tem em seu cérebro. Aqueles que não possuem os receptores de adenosina corretos em seu cérebro não respondem aos efeitos de despertar da cafeína porque a molécula de cafeína não pode se ligar adequadamente aos receptores. ³

Sua sensibilidade à cafeína pode ser verificada através de testes de DNA.

6 mais ligações genéticas

A pesquisa mais recente da Escola de Saúde Pública de Harvard encontrou 6 novas variantes genéticas associadas à forma como as pessoas metabolizam e formam dependência à cafeína. 4

O estudo de 120.000 pessoas revelou:

  • 2 genes relacionados a como a cafeína é metabolizada.
  • 2 genes associados a como nos sentimos recompensados ​​pela cafeína.
  • 2 genes que regulam a gordura e o açúcar na corrente sanguínea como resposta à cafeína.

Mais pesquisas na Itália e na Holanda mostraram que o gene PDSS2 também pode ser responsável pela velocidade do metabolismo. Pessoas com uma variação específica bebem menos café do que outras. Acredita-se que o PDSS2 dita sensibilidade em níveis mais baixos de consumo, enquanto o CYP1A2 determina o consumo em níveis mais altos de cafeína.

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Três níveis de sensibilidade à cafeína

Com base nos dados genéticos que temos até hoje, podemos identificar pessoas com três níveis distintos de sensibilidade à cafeína, o que, por sua vez, determina em que medida os efeitos da cafeína serão realizados.

  1. Hipersensibilidade à cafeína

Essas pessoas reagem a quantidades muito pequenas de cafeína. Mesmo em quantidades inferiores a 100 mg, as pessoas que são hipersensíveis à cafeína podem experimentar sintomas de overdose, como insônia, tremores e um batimento cardíaco aumentado.

Para essas pessoas, a metabolização da cafeínas pode levar até o dobro do tempo.

  1. Sensibilidade Normal à Cafeína

As pessoas que apresentam sensibilidade normal à cafeína geralmente podem consumir de 200 a 400 mg de cafeína diariamente, sem reações adversas. Essas pessoas não têm problemas em dormir desde que a cafeína seja consumida cedo o suficiente durante o dia.

maioria dos humanos enquadra-se nesta categoria e este grupo é o que a dose diária recomendada de cafeína foi estabelecida.

  1. Hipossensibilidade à cafeína

Cerca de 10% da população humana é hipossensível à cafeína. Eles processam a cafeína tão eficientemente que essas pessoas relatam tomar grandes doses (> 500 mg) sem muito efeito. Esses hipossensíveis também podem consumir cafeína pouco antes de dormir e ainda ter uma boa noite de sono.

Essas pessoas são mais propensas a consumir grandes doses de cafeína para obter os efeitos desejados.

Determinando seu nível

Para usar a cafeína com segurança, é importante entender seu nível de sensibilidade.

Com base nas três descrições acima, você deve ser capaz de identificar seu nível de sensibilidade à cafeína e seguir nossas recomendações abaixo.

  1. Para aqueles hipersensíveisà cafeína, recomendamos que eles consumam cautelosamente a cafeína e evitem bebidas altamente cafeinadas, como café e bebidas energéticas. O chá preto ou chá verde é provavelmente uma escolha sábia para este grupo. Parar de consumir cafeína pode ser uma opção ainda melhor.
  2. Aqueles com sensibilidade normaldevem estar cientes de quanta cafeína estão consumindo e manter isso dentro das diretrizes diárias de dose segura:  entre 300-400 mg. Isso equivale a 2-3 xícaras de café fresco (não da Starbucks), duas bebidas energéticas, 7-8 xícaras de chá preto.
  3. Pessoas hipossensíveisdevem avaliar a necessidade de cafeína. Se grandes quantidades de cafeína não criam os efeitos desejados, como vigília, alerta e produtividade, então questionamos os benefícios de consumi-la. Como a cafeína é tóxica, grandes doses diárias podem causar danos ao longo do tempo, o que ainda não é totalmente compreendido.

A Sensibilidade Da Cafeína Não É Exatamente Preto e Branco

Embora as diretrizes acima e os níveis de sensibilidade à cafeína possam se aplicar à muitos, há alguns que podem estar em algum lugar no meio. Se você quiser saber como se dá o metabolismo da cafeína, confira nosso outro post.

Algumas pessoas podem ser normais, mas se inclinam para a categoria hipersensível ou aprendem sobre a categoria hipossensível. A genética humana é complexa e as pessoas são únicas, com muitas variações genéticas sutis.

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver hipersensibilidade à cafeína ao longo do tempo, em vez de tê-lo desde o nascimento.

Se você não se alinhar perfeitamente em uma das categorias de sensibilidade acima, tudo bem! Encontre sua dose ideal experimentando diversas doses de tamanhos diferentes e avalie o que funciona melhor para você.

Referências

Fonte: https://www.caffeineinformer.com/caffeine-sensitivity
Tradução: Renan Marron e Mota

 

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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