Rhodiola Rosea – O Adaptógeno Neural

A Rhodiola Rosea L. (Raiz Dourada, Roseroot, Raiz Ártica) tem sido usada há vários milhares de anos na medicina tradicional. Ela cresce principalmente em solo arenoso seco em grandes altitudes nas áreas árticas da Europa e da Ásia.

A planta tem 30 – 76 cm de altura e produz flores amarelas. O médico grego Dioscorides registrou pela primeira vez as aplicações medicinais da ‘ rodia riza ‘ em 77 EC na De Materia Medica[I]

Este adaptogen herbal antigo tem notáveis ​​qualidades anti-depressivas e anti-ansiedade. E foi mostrado para ser tão bom quanto muitos medicamentos de prescrição no tratamento da depressão e ansiedade.

No total, Rhodiola Rosea contém 140 compostos nas raízes e no rizoma. Os componentes críticos incluem rosavina, rosário e resina, coletivamente conhecidos como rosavins.

Certos produtos químicos devem estar presentes para que a Rhodiola Rosea funcione. E estes incluem rosavin, rosarin, breu, salidroside e tirosol. Os primeiros 3 destes compostos são encontrados apenas na Rhodiola Rosea. É preciso uma combinação sinérgica desses produtos químicos para que essa erva seja eficaz.

Para garantir que o suplemento que você escolher funcione e contenha Rhodiola Rosea pura, ele precisa ser padronizado para conter pelo menos 3% de rosavins e 1% de salidrosides. Essa é a proporção encontrada na raiz natural.

Estudos em órgãos, tecidos, células e enzimas mostram que os extratos de Rhodiola Rosea exibem efeitos adaptogênicos neuroprotetores, cardioprotetores, antifadiga, antidepressivos, ansiolíticos, nootrópicos e com qualidades de extensão de vida. [II]

Rhodiola Rosea é conhecido como um adaptógeno. O que significa que ajuda o corpo a se adaptar ao estresse mental e físico.

Como Funciona?

Rhodiola Rosea aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em especial se destacam.

  • Rhodiola Rosea melhora o humor – Relatórios da comunidade nootrópica e dados de ensaios clínicos mostram que a Rhodiola Rosea estimula um humor equilibrado.

Um estudo duplo-cego, controlado por placebo, trabalhou com indivíduos do sexo masculino e feminino com idade entre 18 e 70 anos. Todos foram diagnosticados com depressão leve a moderada.

Um grupo recebeu dois comprimidos de 340 mg de extrato de Rhodiola Rosea (SHR-5) diariamente. Um segundo grupo recebeu o dobro da dose do primeiro grupo por dia. E o terceiro grupo recebeu um placebo diariamente.

A eficácia do extrato de SHR-5 para queixas de depressão foi avaliada no primeiro dia. E novamente no dia 42 do julgamento. A equipe de pesquisa relatou que os Grupos A e B obtiveram melhorias significativas em depressão, insônia, emoções e qualidade de vida geral.

A equipe concluiu que o extrato de Rhodiola Rosea tem propriedades antidepressivas potentes em pessoas com depressão leve a moderada. Quando administrado em doses de 340 ou 680 mg por dia durante 6 semanas. [III]

  • Rhodiola Rosea melhora o desempenho mental sob estresse. A fadiga mental pode causar neblina cerebral e dificultar o foco. Pode afetar seu desempenho na escola e no trabalho.

Rhodiola Rosea estimula o sistema nervoso para combater a fadiga que sufoca a clareza mental. E estudos mostram que até salva neurônios feridos. E incentiva o crescimento e desenvolvimento de células cerebrais.

Um estudo com animais na China explorou os efeitos da Rhodiola Rosea no número de neurônios no hipocampo de ratos com depressão induzida por estresse crônico.

Este estudo tem uma correlação direta sobre como Rhodiola Rosea funciona no cérebro humano. E o seu valor como nootrópico. Neste estudo, 50 ratos foram divididos em 5 grupos: controle normal, sem tratamento, controle negativo, controle positivo e grupos tratados com Rhodiola Rosea.

A equipe de pesquisa descobriu que o número de neurônios no hipocampo no grupo tratado com Rhodiola Rosea foi aumentadoe se recuperou ao nível normal.

O estudo concluiu que a Rhodiola Rosea promove a proliferação e diferenciação de células-tronco neurais no hipocampo. E pode desempenhar um papel na economia dos neurônios lesados ​​do hipocampo[IV]

Consequências do Estresse:

Estresse crônico e cortisol podem danificar seu cérebro. Neurocientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriram que o estresse crônico desencadeia mudanças de longo prazo na estrutura e função do cérebro[V]

O estresse crônico altera as redes neurais. O cortisol cria um efeito dominó que dificulta a passagem entre o hipocampo e a amígdala. A amígdala (cérebro de lagarto) é a área responsável pela sua resposta de luta ou fuga.

Essa conexão difícil causada pelo estresse não é a maneira como o cérebro foi projetado. Mas o estresse crônico, contínuo, engana o cérebro para a reconstrução de circuitos e para o longo prazo.

Esta religação parece ser permanente. A menos que você intervenha com algo como Rhodiola Rosea.

O estresse crônico parece “virar um interruptor” nas células-tronco do cérebro. E os transforma em um tipo de célula que impede conexões com o córtex pré-frontal. Evitando aprendizado e memória aprimorados.

E estabelece o andaime ligado à ansiedadedepressão e PTSD (pós-traumático).

 O estresse crônico reduz os níveis de serotonina e norepinefrina

 Estresse crônico reduz o número de neurônios

↑ Ansiedade e depressão aumentam

↓ Estresse crônico induz nevoeiro cerebral e perda de memória

Sob condições de estresse crônico e excesso de cortisol você experimenta fadiga mental e física.

Benefícios da Rhodiola Rosea

Rhodiola desfaz danos no cérebro causados ​​por estresse crônico. Isso ajuda a mantê-lo saudável. E até melhora a resposta do seu corpo e do cérebro ao estresse.

Esse adaptógeno alivia o estresse equilibrando o sistema de resposta ao estresse do seu corpo. E ajuda seu corpo a retornar ao estado de relaxamento, influenciando os principais produtos químicos do cérebro, como a serotonina, a noradrenalina e as beta-endorfinas (neuropeptídeos opióides). [VI]

Rhodiola Rosea também pode ajudar a prevenir e reparar danos causados ​​pela proteína C-reativa e radicais livres.

Rhodiola Rosea ainda fornece proteção e regeneração de neurônios durante períodos de estresse. Ajuda na síntese e re-síntese de ATP. A principal fonte de combustível para as mitocôndrias em suas células.

Qualquer tipo de cansaço que você experimenta – independentemente da fonte – Rhodiola Rosea é como sua “bala mágica”. Humor, energia, resistência e concentração podem aumentar com uma dose desta erva.

Muitos biohackers relatam melhora da libido e do desempenho sexual ao usar Rhodiola Rosea.

Qual a Sensação?

O tempo necessário para começar a sentir os efeitos de Rhodiola Rosea depende da sua genética, condição mental e física, ambiente, comportamento e estilo de vida.

Alguns biohackers relatam sentir seus efeitos em apenas alguns dias. Enquanto outros exigem até 3 semanas. Estudos clínicos mostram que a maioria das pessoas experimenta todos os benefícios da Rhodiola Rosea em 30 a 40 dias.

Se você não notar uma mudança dentro de 40 dias, Rhodiola Rosea pode não ser eficaz para você.

Muitos relatam que Rhodiola Rosea fornece um efeito anti-ansiedade pronunciado. Aliviando a depressão e melhorando a qualidade de vida geral.

Rhodiola Rosea deve dar um aumento de energia. Pode melhorar o seu humor, foco, nível de concentração e atenção.

A Pesquisa

Rhodiola Rosea tem uma reputação na comunidade nootrópica por suas qualidades energizantes e antifadiga.

Um estudo duplo-cego controlado por placebo foi realizado com 161 cadetes com idade entre 19 e 21 anos. A intenção era medir o efeito de uma dose única do extrato de Rhodiola Rosea (SHR-5) na capacidade de trabalho mental em um contexto de fadiga e estresse.

Um objetivo adicional foi tentar duas doses diferentes do extrato. A outra dose é 50% maior. Então os cadetes receberam 2 ou 3 cápsulas de extrato de Rhodiola Rosea.

O estudo mostrou um “efeito anti-fadiga pronunciado” nos cadetes. Sem diferenças significativas entre os dois grupos de dosagem. Mas havia uma “tendência possível em favor da dose menor” nos testes cognitivos. [VII]

Rhodiola Rosea como um nootrópico

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do tratamento repetido em baixas doses do extrato de Rhodiola Rosea (SHR-5) sobre o desempenho mental de médicos fatigados.

Os pesquisadores recrutaram um grupo de 56 jovens e saudáveis ​​médicos trabalhando no serviço noturno na Universidade Médica do Estado da Armênia. Os testes envolveram o nível geral de fadiga mental, pensamento associativo, memória de curto prazo, cálculo, capacidade de concentração e velocidade de percepção audiovisual.

Os testes foram realizados antes e após o plantão noturno durante três períodos de 2 semanas cada. Os jovens médicos receberam comprimidos de extrato de Rhodiola Rosea ou um placebo durante as primeiras 2 semanas. Seguido por um período de 2 semanas sem tomar. E terminando com mais 2 semanas de comprimidos de extrato de Rhodiola Rosea ou um placebo.

A equipe de pesquisa encontrou uma melhora estatisticamente significativa nos testes cognitivos durante as primeiras 2 semanas. Não foram relatados efeitos colaterais. E os jovens médicos tiveram uma redução na fadiga geral sob condições estressantes[VIII]

Rhodiola Rosea como um anti-depressivo

Um estudo publicado na Phytomedicine foi realizado como um ensaio de “prova de conceito” para avaliar a eficácia do uso da Rhodiola Rosea em comparação com a “sertralina” antidepressiva para transtorno depressivo maior.

Sertralina (Zoloft) é um ISRS farmacêutico usado para tratar depressão, ansiedade, ataques de pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). E vem com uma série de efeitos colaterais, incluindo fadiga, diarréia, anorexia, convulsões, confusão, diminuição da libido e falha de ejaculação.

Este julgamento recrutou 57 pessoas diagnosticadas com depressão. Eles receberam extrato padronizado de Rhodiola Rosea, sertralina ou placebo por 12 semanas. 3 diferentes testes de pontuação de depressão foram utilizados durante o julgamento.

Os pesquisadores concluíram que o Rhodiola Rosea produzia menos efeito antidepressivo do que a sertralina, mas também resultou em “significativamente menos eventos adversos e foi mais bem tolerado”.

A equipe de pesquisa concluiu que, embora a Rhodiola oferecesse benefícios um pouco menos antidepressivos, ela possuía “um risco mais favorável para a taxa de benefício para aqueles com depressão leve a moderada”[IX]

Dosagem

A dose recomendada de Rhodiola Rosea é de 150 – 200 mg por dia.

Procure por um extrato que seja padronizado para conter rosavins e salidrosides em uma proporção de 3: 1. Isso imita a proporção desses compostos que ocorrem naturalmente na raiz de Rhodiola Rosea.

Nenhum benefício adicional parece vir ao tomar mais de 1.000 mg por dia.

Efeitos Colaterais

Rhodiola Rosea é um adaptógeno natural e erva que tem sido utilizado com sucesso há milhares de anos. É considerado não-tóxico e seguro. E muito poucos efeitos colaterais foram relatados.

Consideravelmente maior do que as doses recomendadas pode resultar em boca seca, náusea, dor de estômago, dor de cabeça, insônia e perda de peso.

Como o Rhodiola Rosea age como Inibidor da Monoamina Oxidase (IMAO), você não deve usá-lo se estiver tomando remédios ou nootrópicos IMAO: um tipo de droga anti-depressivo usado para tratar transtorno bipolar, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social e transtorno do estresse pós-traumático.

Os medicamentos da IMAO influenciam os níveis de serotonina no cérebro. Portanto, tomar IMAO em combinação com Rhodiola Rosea tem o potencial de causar a síndrome da serotonina.

Formas Disponíveis

Rhodiola Rosea está disponível em pó, cápsulas, comprimidos e chá.

Ingredientes ativos de Rhodiola Rosea incluem rosavins e salidrosides. Certifique-se de procurar a porcentagem de ingredientes ativos listados na garrafa ou no pacote.

Idealmente, você está procurando uma proporção de 3: 1 de rosavins e salidrosides. Isso imita a proporção desses compostos que ocorrem naturalmente na raiz de Rhodiola Rosea.

Agora é aí que fica complicado. E provavelmente a razão pela qual alguns tópicos do fórum e análises de usuários não relatam nenhum efeito do uso do Rhodiola Rosea.

No final dos anos 80, a demanda por fitomedicamentos baseados em Rhodiola Rosea aumentou dramaticamente. A matéria-prima cultivada na natureza foi sobre-colhida, resultando em um declínio constante na qualidade e eficácia da Rhodiola Rosea.

Estudos revelaram que outras espécies do gênero Rhodiola estavam sendo substituídas por Rhodiola Rosea. Enquanto alguns destes lotes mistos eram altamente variáveis ​​em qualidade, outros não tinham nenhum efeito farmacológico ou nootrópico[X]

O American Botanical Council tem mais sobre Rhodiola Rosea e problemas com adulterantes neste extenso relatório (em inglês).

Então faça o seu melhor para descobrir onde o fabricante do suplemento recebe sua Rhodiola Rosea crua. Ambientes hostis como a Sibéria parecem produzir Rhodiola Rosea de melhor qualidade.

Os ingredientes ativos para a maioria dos benefícios nootrópicos incluem: Rosavin, Rosaridin, Rosarin, Rosin, Salidroside e Tirosol. Os três primeiros são coletivamente referidos como “rosavins”. E o outro grande é o “salidroside”, que tem várias iterações.

Evite suplementos que listem “outros ingredientes” no rótulo. E caso você prefira lojas internacionais, procure pelo selo Certified Organic para garantir que a raiz usada para fazer o seu suplemento Rhodiola Rosea esteja livre de metais pesados, pesticidas e herbicidas.

Onde Adquirir

Você pode adquirir este nootrópico em nossa loja parceira, Perception, que oferece Rhodiola Rosea de qualidade internacional, seguindo todos os critérios mencionados acima: https://www.perceptionnootropicos.com/products/rhodiola-rosea

Fonte: https://nootropicsexpert.com/rhodiola-rosea/
Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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