Melatonina – O Melhor Suplemento Para o Sono

Muitas pessoas estão se voltando para suplementos de melatonina para ajudar a normalizar os padrões de sono.

Continuamos a aprender mais e mais sobre a importância do sono de alta qualidade para manter o funcionamento do cérebro e do corpo em níveis máximos.

No entanto, muitos fatores diferentes podem interferir na obtenção de uma boa noite de sono e atrapalhar o cronograma natural de liberação de melatonina do organismo.

Tomar um suplemento de melatonina pode colocar o ritmo do seu corpo em equilíbrio e tornar mais fácil adormecer e permanecer dormindo à noite.

Mas estudos e pesquisas recentes indicam que a Melatonina faz muito mais do que simplesmente ajudar no seu sono. Este suplemento pode melhorar a saúde geral do cérebro e até mostrou alguns benefícios no tratamento da enxaqueca e na prevenção de algumas formas de câncer.

Introdução à Melatonina

A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro.

A substância em si ajuda a regular outros hormônios e mantém o ritmo circadiano natural dentro do corpo. Este é o nosso ‘relógio’ interno que desempenha um papel crucial quando acordamos e vamos dormir.

É diretamente afetado pela nossa percepção de leveza e escuridão; quando está escuro, fora do corpo, produz mais melatonina e nos tornamos sonolentos; quando é luz, o corpo produz menos e estamos mais alertas e despertos.

Os ciclos normais de produção e liberação de melatonina podem ser interrompidos por fatores externos. Por exemplo, estresse, envelhecimento, medicamentos específicos, suplementos e até exposição à luz durante a noite podem interferir.

Muitos pesquisadores postularam que a interrupção de longo prazo em nosso ciclo natural de produção de Melatonina poderia levar a efeitos adversos, possivelmente até mesmo câncer e uma expectativa de vida menor.

Como Funciona a Melatonina

A percepção de luz controla quanto Melatonina é produzida e liberada. Quando está escuro, a glândula pineal no cérebro é sinalizada para começar a produzir e liberar melatonina. Quando a luz atinge o nervo óptico, a glândula pineal é sinalizada para interromper imediatamente a produção desse hormônio natural do sono.

Infelizmente, uma vez interrompido o ciclo, pode ser difícil recuperá-lo. Esta é a razão pela qual se você acordar no meio da noite e acender a luz, pode ser difícil voltar a dormir. A produção de Melatonina não é imediatamente ativada mesmo quando a luz se apaga.

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A melatonina também é considerada um fator em vários processos corporais adicionais.

Isso inclui controlar o tempo e a liberação dos hormônios reprodutivos femininos. Pode ajudar a determinar quando uma mulher começa a menstruar, a frequência e duração, e quando ela atinge a menopausa.

Os pesquisadores também acreditam que os níveis de melatonina diminuem à medida que envelhecemos, com as crianças tendo os níveis noturnos mais altos. Níveis mais baixos podem de fato estar relacionados a problemas de sono e podem explicar por que às vezes tendemos a ir para a cama e acordar mais cedo à medida que envelhecemos.

Benefícios Neuroprotetores

Há também várias maneiras pelas quais altos níveis de Melatonina funcionam para melhorar a saúde geral do cérebro. A melatonina é na verdade um antioxidante muito poderoso e versátil. Ele protege os lipídios e as proteínas contra danos, juntamente com a eliminação de radicais livres, como hidroxila e peróxido de hidrogênio (dois dos radicais livres mais perigosos e prejudiciais presentes no corpo).

Parte de como este suplemento age para proteger o cérebro e os neurônios se dá atravessando a barreira hematoencefálica. Como também se difunde facilmente em todas as células e entra no sistema nervoso central, isso facilita a conexão aos neurônios dentro do cérebro.

A melatonina também foi mostrada para ajudar com uma série de condições médicas. Isso inclui uma série de questões neurodegenerativas como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson e derrame. Também foi mostrado para ajudar a gerenciar a pressão arterial elevada, que é um dos fatores de risco para um acidente vascular cerebral.

De fato, quando administrado no momento do derrame, este suplemento é capaz de limitar a área de dano no tecido cerebral, diminuir a morte das células cerebrais e reduzir a taxa de morte dos neurônios.

Auxílio ao Sono

Naturalmente, o suplemento também é capaz de promover um sono saudável. Isso é especialmente útil em pessoas que têm horários de trabalho irregulares ou que simplesmente não conseguem dormir naturalmente.

Pode reduzir a quantidade de tempo necessário para dormir e aumentar a duração total do sono e a qualidade do sono. Além disso, os usuários relatam que acordam sentindo-se mais descansados ​​e atualizados do que sem o suplemento.

A melatonina pode ajudar as pessoas envolvidas em trabalho por turnos ou sofrendo de mudanças em seus padrões normais devido a viagens. Houve até estudos sugerindo que a suplementação pode reduzir a frequência de micção noturna, o que muitas vezes é um grande fator nos padrões irregulares de sono. Muitas pessoas com Síndrome das Pernas Inquietas podem se beneficiar com suplementos de melatonina.

A melatonina pode estimular um sono REM mais profundo, possivelmente promovendo o sonho lúcido e permitindo que os processos de consolidação da memória noturna sejam mais eficazes. Quando você acordar na manhã seguinte, poderá sentir-se mais aguçado, com maior clareza de pensamento e, potencialmente, melhor desempenho mental.

Esta é uma das razões pelas quais este suplemento é frequentemente agrupado com intensificadores cognitivos e nootrópicos, embora não tenha um impacto direto nas funções relacionadas à aprendizagem e à memória.

Uso e dosagem

O intervalo de dosagem geralmente aceito para Melatonina é entre 1 e 5 mg por dia/noite. Também deve ser notado que betabloqueadores, aspirina e outros anti-inflamatórios não esteroidais podem diminuir a produção global de Melatonina no organismo.

Tomar álcool ou outras drogas sedativas junto com este suplemento pode aumentar o nível de relaxamento e a experiência de sedação (e essa prática NÃO é recomendada). A melhor maneira de tomar este suplemento é à noite ou cerca de 30 minutos antes de dormir.

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Estruturá química da Melatonina

Indicações

Pesquisas sobre o uso de melatonina para condições específicas mostra que ela pode ser eficaz para:

  • Distúrbios do sono do ritmo circadiano

A melatonina pode ajudar a melhorar esses distúrbios em adultos e crianças.

  • Síndrome do atraso das fases de sono (distúrbio do sono na fase de sono-vigília tardia)

Nesse distúrbio, seu padrão de sono é atrasado duas horas ou mais a partir de um padrão de sono convencional, fazendo com que você durma mais tarde e acorde mais tarde. Pesquisas mostram que a melatonina reduz o tempo necessário para adormecer e promove o início do sono em adultos jovens e crianças com essa condição. Fale com o médico do seu filho antes de dar melatonina a uma criança.

  • Insônia

Pesquisas sugerem que a melatonina pode aliviar a incapacidade de adormecer e permanecer dormindo (insônia) melhorando ligeiramente o tempo total de sono, a qualidade do sono e o tempo que leva para adormecer.

  • Jet lag

Evidências mostram que a melatonina pode melhorar modestamente os sintomas do jet lag, como a vigília afetada.

  • Desordem de trabalho em turnos

Algumas pesquisas sugerem que a melatonina pode melhorar a qualidade e a duração do sono diurno em pessoas cujos empregos exigem que trabalhem fora do horário tradicional da manhã até a noite.

  • Distúrbios do ciclo sono-vigília

A melatonina pode ajudar a tratar esses distúrbios em crianças com várias deficiências.

Uma pesquisa recente também está explorando se a melatonina pode melhorar o comprometimento cognitivo em pessoas com doença de Alzheimer e prevenir o dano celular associado à esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Segurança e Efeitos colaterais

A melatonina tomada oralmente em quantidades apropriadas é geralmente segura. A melatonina pode causar:

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Náusea
  • Sonolência

Efeitos colaterais de melatonina menos comuns podem incluir sensação de depressão de curta duração, tremor leve, ansiedade leve, cólicas abdominais, irritabilidade, alerta reduzido, confusão ou desorientação e pressão arterial anormalmente baixa (hipotensão).

Como a melatonina pode causar sonolência diurna, não dirija ou use maquinário dentro de cinco horas após tomar o suplemento.

Não use melatonina se você tem uma doença auto-imune.

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Interações

Possíveis interações medicamentosas incluem:

  • Suplementos, ervas e drogas anticoagulantes e anti-plaquetas

Estes tipos de drogas, ervas e suplementos reduzem a coagulação do sangue. Combinar o uso de melatonina com eles pode aumentar o risco de sangramento.

  • Anticonvulsivos

A melatonina pode inibir os efeitos dos anticonvulsivantes em crianças com deficiência neurológica.

  • Medicamentos para pressão arterial

Melatonina pode piorar a pressão arterial em pessoas que tomam medicamentos para pressão arterial.

  • Depressores do SNC

O uso de melatonina com o uso desses medicamentos pode causar um efeito sedativo aditivo.

  • Medicamentos para diabetes

A melatonina pode afetar os níveis de açúcar. Se você usa medicamentos para diabetes, use melatonina com cautela.

  • Contraceptivos

O uso de medicamentos contraceptivos com melatonina pode aumentar os efeitos e possíveis efeitos colaterais da melatonina.

  • Substratos do citocromo P450 1A2 (CYP1A2) e do citocromo P450 2C19 (CPY2C19)

Use melatonina com cautela se você tomar medicamentos como o diazepam (Valium) e outros que são afetados por essas enzimas.

  • Fluvoxamina (Luvox)

Este inibidor seletivo de recaptação de serotonina pode aumentar os níveis de melatonina, causando sonolência excessiva indesejada.

  • Imunossupressores

A melatonina pode estimular a função imunológica e interferir na terapia imunossupressora.

  • Drogas de redução de limiar convulsivo Tomar melatonina com estas drogas pode aumentar o risco de convulsões.

Devo Usar?

Seu corpo provavelmente produz melatonina suficiente para suas necessidades gerais. No entanto, evidências sugerem que a melatonina promove o sono e é segura para uso a curto prazo. Considere seu uso caso você sofra algumas das condições citadas anteriormente ou deseja um sono mais profundo/de maior qualidade. Consulte seu médico antes de tomar.

Fonte: https://nootriment.com/melatonin/

https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-melatonin/art-20363071

Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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