L-Teanina – O Poder do Chá Verde

A L-Teanina (r-glutamiletilamida) é um aminoácido não dietético encontrado no chá. E em níveis especialmente altos no chá verde (camellia sinensis). L-Teanina foi isolado pela primeira vez do chá verde no Japão por Sakato em 1949.

Como análogo do glutamato e da glutamina, é hidrolisado no intestino e fígado em l-glutamato e etilamina. E atravessa facilmente sua barreira hematoencefálica.

L-Teanina é um dos poucos nootrópicos conhecidos que modulam as ondas cerebrais. Afeta as ondas cerebrais alfa associadas ao relaxamento (8-12hz) [I] Fornecendo uma calma alerta, L-Teanina ajuda na promoção de super-aprendizado, estados de fluxo e alegria.

L-Theanine
Mol de L-Teanina

L-Teanina aumenta os neurotransmissores serotoninadopamina e GABA em seu cérebro. Assim como aumenta o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e o Fator de Crescimento Nervoso (NGF)[II]

A L-Teanina é conhecida por ajudar a aliviar o stress, melhorar a cognição, o humor e a função cognitiva.

L-Theanine boosts brain waves

Como Funciona?

Os dois principais mecanismos da L-Teanina são:

  1. A L-Teanina reduz o estresse físico e mental– Ajuda a aumentar as ondas cerebrais alfa que estão associadas ao relaxamento mental e concentração.

Um estudo na Coréia do Sul trabalhou com 20 voluntários saudáveis ​​do sexo masculino com idade entre 18 e 30 anos. Um grupo recebeu comprimidos de L-Teanina e o outro grupo um placebo diariamente durante 7 dias.

As ondas cerebrais foram medidas 40 minutos após a administração dos comprimidos. Os pesquisadores analisaram os valores de energia das ondas alfa. E concluiu que os comprimidos de L-Teanina promoveram a liberação de ondas cerebrais alfa relacionadas ao relaxamento mental e à concentração[III]

Em maio de 2016, pesquisadores da Universidade Simon Fraser, no Canadá, desenvolveram uma tecnologia para medir clinicamente os padrões de ondas cerebrais. Com essa tecnologia, agora podemos detectar a disfunção cognitiva antes que aconteça. Imagine as implicações dessa nova tecnologia quando aplicada ao mundo nootrópico. [IV]

  1. A L-Teanina aumenta os neurotransmissores – Pesquisas mostram que a Teanina aumenta a dopamina, a serotonina e o GABA no cérebro. [V] E reduz o glutamato do neurotransmissor excitatório que está associado ao estresse, tensão e agitação. [VI]

Um estudo feito no Japão trabalhou com 12 pessoas que foram submetidas a 4 testes separados. Um em que eles tomaram L-Teanina no início do experimento. Um em que eles levaram a meio caminho. E dois ensaios de controle em que eles tomaram um placebo ou nada.

Os resultados mostraram que a L-Teanina resultou em redução da frequência cardíaca e da s-IgA associada ao estresse agudo. Os pesquisadores concluíram que L-Teanina poderia causar efeitos anti-stress através da inibição da excitação do neurônio cortical[VII]

Green-Tea-for-cognitive-health

Como as Coisas Vão Mal:

À medida que envelhecemos, nossa química cerebral e metabolismo energético mudam.

↓ Níveis de neurotransmissores diminuem

↓ Os níveis de glutamato aumentam

↓ Níveis de estresse aumentam

↓ Declínio da memória de longo prazo e do humor

↓ Qualidade do sono diminui

Todas essas mudanças podem acontecer em qualquer idade, quando atingirmos a idade adulta. E são fatores que contribuem para as doenças neurodegenerativas do envelhecimento e da qualidade de vida.

Benefícios da Teanina

L-Teanina energiza sem drenar, acalma sem colocá-lo para dormir e motiva sem causar instabilidade.

O chá (como fonte de L-Teanina) pode ter tanta cafeína quanto alguns cafés. E ainda assim não exerce o mesmo efeito ansioso devido à presença da Teanina.

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Você pode realmente ver o efeito da L-Teanina em seu cérebro usando um EEG. Ondas cerebrais são suavizadas em vez de achatadas. [VIII] Então seu corpo está relaxado, sua mente está calma, mas você não fica com sono. E L-Teanina, uma vez que atravessa a barreira hemato-encefálica, aumenta os níveis de serotonina e dopamina . [IX]

A L-Teanina melhora a qualidade do seu sono. Pesquisadores do Japão deram a voluntários 200 mg de L-Teanina diariamente e registraram seus padrões de sono. A qualidade do sono, a recuperação da exaustão e a sensação de frescor foram aumentadas[X]

E L-Teanina coloca você de melhor humor. Uma vez que atravesse sua barreira hematoencefálica, a L-Teanina altera os níveis de aminoácidos que afetam a serotonina, a dopamina e o GABA. Tendo um efeito modulador no humor. [XI]

E para os velhos conhecidos do Phenibut, a Teanina pode potencializar seus efeitos.

Qual a Sensação?

Por essa seção ser geralmente mais um resumo dos efeitos em linha genéricas, resolvi pegar um amontoado de experiências que encontrei online (dei preferência aos mais detalhados e com dosagem):

“Eu tenho tomado cerca de 300 mg por dia com cerca de 100 mg de cafeína. Eu costumo tomá-los antes do trabalho e não tomo se não trabalhar naquele dia.(…) Hoje eu acidentalmente tomei 300 mg de cafeína porque me confundi engolindo o que estava em minhas mãos. Tomei 400 mg de L-Teanina para compensar. Eu me senti no trabalho como se estivesse num estado de ultrafoco. Foi realmente legal. Eu pensei que iria acabar tendo um ataque de ansiedade, mas eu estava realmente trabalhando na minha capacidade máxima. Eu era capaz de terminar minhas tarefas noturnas no meu trabalho cerca de uma hora mais cedo do que o habitual. Efeitos bastante interessantes.”

“(…)Tentei outra dose de 400mg hoje à noite, mas desta vez de forma sublingual. (…)Felizmente, havia muito pouco sabor e não era nada desagradável para a minha boca. (…) Aconteceu de repente, relaxando instantaneamente não apenas meu corpo, mas também minha mente. Parecia que havia algum ruído dentro da minha cabeça que de repente ficou quieto quando uma onda de calma tomou conta de mim.
E foi isso. Nenhuma euforia viciante. Nenhuma perda de controle motor. Nenhum pensamento nublado. Teanina é basicamente para depressores o que a cafeína é para estimulantes: uma versão mais segura, mais suave (e ainda assim eficaz). Se você está procurando o relaxamento da maconha sem a ansiedade/coordenação prejudicada ou uma versão mais suave de benzos, eu definitivamente recomendo Teanina sublingual.”

“Tomo cápsulas de 250 mg, não as tomo todos os dias,(…) apenas quando estou saindo ou me sinto ansioso/estressado. Quanto à outros efeitos colaterais, notei que talvez não seja a melhor coisa se você quiser ser produtivo, a menos que você queira combiná-lo com cafeína, porque é bastante relaxante por conta própria e eu normalmente quero apenas relaxar quando eu tomo, além disso eu não notei muito mais sobre isso até agora, acho que pode ajudar com o sono, eu tomei antes de dormir e eu tenho a sensação de que realmente me dá um sono mais profundo e revitalizante.”

“Eu tomo até um grama (1/4 de uma colher de chá) de cada vez. Esta é uma dosagem MUITO alta, mas não vi efeitos colaterais negativos. Eu tomo com o meu Adderall e tomo à noite para dormir. Ele mata meu nervosismo do Adderall, ajuda com o crash do Adderall e substituiu o meu Klonopin/benzo para dormir. Eu ainda tomo Klonopin para o crash ou para dormir depois de Adderall, mas normalmente é depois de um dia difícil ou se algo mais me estressou.”

“Eu uso 200 mg por dia. Às vezes eu uso todos os dias e às vezes uso 4-5 dias por semana. Ele teve efeitos cumulativos para mim, enquanto o sentimento sutil de ansiedade é quase imediato, não notei uma redução geral em meus pensamentos/sentimentos ansiosos e que aumentei a produção por uma semana ou duas.”

A pesquisa

O chá verde reduz a incidência de acidente vascular cerebral

Pesquisas descobriram que, se a L-Teanina estiver presente no corpo no momento em que o derrame ocorrer, a lesão cerebral será significativamente reduzida.

Neste estudo monstro feito na China, os pesquisadores selecionaram 14.212 indivíduos de 12 províncias. As idades variaram de 35 a 60 anos. O estudo analisou o estado de consumo de chá, a dose e o tipo de chás.

Este estudo concluiu que houve uma redução de 40% no risco de derrame naqueles que tomavam chá verde, preto ou jasmim[XII]

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L-Teanina melhora a memória

Neste estudo duplo-cego controlado por placebo, 91 indivíduos com comprometimento cognitivo leve foram analisados. Um grupo recebeu 1.680 mg de L-Teanina diariamente por 16 semanas. E o grupo controle recebeu um placebo.

O estudo concluiu que a L-Teanina aumentou as ondas cerebrais Thetaassociadas ao estado de alerta cognitivo e à criatividade. E houve melhorias na memória. Os resultados deste estudo sugerem que a L-Teanina tem potencial como uma intervenção para melhoria cognitiva[XIII]

E isso é um eufemismo de qualquer extensão. As pessoas passam anos meditando. Com o objetivo de alcançar acesso consistente a estados de ondas cerebrais como Theta. Neste ensaio, eles fizeram isso com uma dose de L-Teanina. O mesmo tipo de dose que você pode obter com algumas xícaras de chá verde de qualidade.

L-Teanina reduz o estresse

Uma pesquisa considerável foi dedicada à L-teanina e seus benefícios para a redução do estresse em estudos em animais e humanos. E temos ampla documentação de que a corticosterona e o estresse exercem efeitos negativos na memória. [XIV]

Os corticosteróides que são secretados após o estresse, têm um impacto profundo na potencialização a longo prazo e na formação da memória[XV]

Neste estudo com animais, os ratos foram alimentados com água contendo L-Teanina durante 3 semanas e submetidos a algum exercício indutor de stress. Os pesquisadores descobriram que os níveis de corticosterona foram menores nos ratos que usaram Teanina.

De fato, o estresse não teve efeito sobre os animais que foram alimentados com L-Teanina. A memória não foi afetada. Os pesquisadores concluíram que a Teanina modificou a secreção de corticosterona. E é uma medida forte na prevenção da perda de memória induzida pelo estresse[XVI]

Dosagem

A dosagem recomendada de L-Teanine é de 200 – 400 mg uma ou duas vezes por dia. Com um máximo de 1.200 mg por dia, de acordo com a Cleveland Clinic. [XVII]

L-Teanina é solúvel em água, então você pode tomá-lo com água.

Rótulos em chá verde de qualidade muitas vezes exibem apenas a quantidade de folhas de chá verde disponíveis em cada saco em miligramas (mg). Mas não seu conteúdo de L-Teanina. O chá verde que é impregnado corretamente oferecerá 1-2% de Teanina por xícara. Então, 1.500 mg de folhas de chá verde seriam cerca de 30 mg. de L-teanina (a 2%).

Costumamos dizer que tudo depende do seu corpo, e isso é especialmente aplicável a L-Teanina. Descubra o que funciona melhor para você. Comece com uma dose menor, como 100 mg. E aumente ou diminua até conseguir os efeitos que você está procurando.

L-Theanine dosage

Efeitos colaterais

L-Teanina é um aminoácido natural encontrado em plantas como chá ou uma espécie de cogumelo. Então, é considerado não-tóxico e muito seguro.

A Teanina parece diminuir a pressão arterial. Então, se você estiver em remédios para pressão alta, use com cautela. Sua pressão sanguínea pode ficar muito baixa.

Em raros casos, relataram sentir menos emoções em doses muito altas.

Disponibilidade

L-Teanina está disponível nos chás verde, preto e branco. O chá verde contém mais Teanina.

Um grande benefício para os biohackers é que o chá verde também contém cafeína. Uma xícara de chá verde de boa qualidade tem menos cafeína que uma xícara de café. Cerca de 10 mg a menos.

Stack de L-Teanina + Cafeína

Um estudo realizado na Unilever no Reino Unido analisou os efeitos combinados da L-Teanina e da cafeína no desempenho cognitivo e no humor. Eles compararam 50 mg de cafeína com e sem 100 mg de Teanina.

A equipe de pesquisa contou com 27 voluntários. E medições baseadas em reconhecimento de palavras, processamento rápido de informações visuais, limiar crítico de fusão, alternância de atenções e humor.

O desempenho foi medido no início e novamente 60 minutos e 90 minutos após o consumo. Separado por um período de “washout” de 7 dias.

A cafeína melhorou o estado de alerta aos 60 minutos. E precisão na troca de atenção em 90 minutos. A combinação de L-Teanina e cafeína melhorou tanto a velocidade quanto a precisão e reduziu a suscetibilidade a informações que causam distração na tarefa de memória.

A equipe de pesquisa concluiu que “a L-Teanina e a cafeína em combinação são benéficas para melhorar o desempenho em tarefas cognitivamente exigentes ”. [XVIII]

E, para um bônus adicional, a L-Teanina tira o nervosismo do consumo de cafeína.

L-teanina do chá verde

Extrair a quantidade ideal de L-Teanina do chá verde é arte e ciência.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, decidiram determinar as condições ideais para a extração de água de L-Teanina do chá verde. Eles examinaram 4 métodos diferentes de extração. E aprenderam que a temperatura, o tempo de extração, a proporção entre a água e o chá e o tamanho das partículas do chá tiveram impactos significativos no rendimento da extração da Teanina do chá verde.

Eles concluíram: “As condições ótimas para extrair Teanina do chá verde usando água foram encontradas para extração a 80° C por 30 min com uma razão água/chá de 20:1 mL / g e um tamanho de partícula de chá de 0,5-1 mm. ” [XIX]

Fontes: https://www.reddit.com/r/Nootropics/comments/2162cd/omg_is_ltheanine_amazing/

https://www.reddit.com/r/Drugs/comments/7lmyar/ltheanine_is_amazing/

https://www.reddit.com/r/Nootropics/comments/6ci4q6/years_of_anxiety_ltheanine_has_given_me_probably/

https://www.reddit.com/r/Nootropics/comments/7tiog7/anyone_take_ltheanine_by_itself/

https://nootropicsexpert.com/l-theanine/

Tradução e edição: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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