DHA – O Ômega 3 Ideal

O DHA (ácido docosahexaenóico) é um ácido graxo ômega-3. Seu cérebro é composto de 60% de gordura. E boa parte dessa gordura é DHA.

DHA
DHA

Seu corpo não faz DHA por conta própria. Então você deve obtê-lo pela dieta ou um suplemento. E se você é vegano, corre sério risco de uma deficiência de DHA com risco de vida.

Os alimentos que são ricos em DHA incluem peixe, óleo de peixe, krill e outros crustáceos e algas.

Mas os peixes não produzem DHA. Peixes e outros predadores marinhos conseguem peixes menores e crustáceos que se alimentam de algas. São as algas que possuem enzimas para produzir DHA que precisamos para permanecer saudáveis.

DHA de ovos e alguns produtos lácteos fornecem apenas cerca de 20 mg de DHA por dia.

O DHA é essencial para manter as funções de saúde, memória e aprendizado do cérebro. DHA reduz a inflamação do cérebro, estimula o crescimento de novas células nervosas e auxilia no reparo de células cerebrais.

DHA é crítico para a saúde do cérebro

Como Funciona?

Seu cérebro é composto de 60% de gordura. 15 – 20% do seu córtex cerebral é DHA. Até a retina em seus olhos é de 30 a 60% de DHA. Tornando o DHA o nutriente mais essencial para a saúde dos olhos e do cérebro.

Os maiores níveis de DHA são encontrados em Fosfatidilserina e Fosfatidiletanolamina[II] Níveis mais baixos são encontrados em fosfatidilcolina.

Fosfatidilserina compõe cerca de 70% da massa de tecido dos neurônios. Ajuda no armazenamento, liberação e atividade de neurotransmissores e receptores.

Fosfatidilcolina também faz parte da massa de tecido dos neurônios. E ajuda na manutenção da estrutura celular, metabolismo da gordura, sinalização de neurônios e ativação de várias enzimas.

E a Fosfatidiletanolamina faz parte das membranas celulares dos neurônios. PE está envolvido na sinalização celular.

Ambos são chamados de fosfolipídios. Juntos, eles alteram a fluidez das membranas celulares. Mudar a fluidez das membranas celulares altera sua permeabilidade e atividade proteica. E influencia a sinalização celular.

Compostas em grande parte de DHA, essas membranas celulares regulam a entrada na célula e controlam a função dos neuroreceptores. Que facilita a comunicação celular entre e dentro das células.

O DHA também reduz a inflamação regulando proteínas e enzimas dentro das células. E aumenta a produção de compostos antiinflamatórios que protegem as células.

O DHA mantém a atividade de certas enzimas que controlam a sinalização elétrica entre as células. E regula a concentração de células cerebrais da Fosfatidilserina, que é vital para a sobrevivência celular.

E o DHA regula as oscilações do cálcio, que estão envolvidas na liberação de neurotransmissores, na função mitocondrial, na ativação do gene, no estresse oxidativo e no desenvolvimento e crescimento das células cerebrais.

DHA vs EPA: Qual é a diferença?

A maioria das autoridades médicas e cientistas concorda que os óleos Ômega-3 são importantes para uma boa saúde. O ômega-3 melhora a função cerebral, diminui a inflamação, reduz a incidência de ataques cardíacos e derrames fatais, ajuda doenças auto-imunes e melhora a visão.

Omega-3 de peixe

Temos um consenso geral sobre os benefícios para a saúde dos óleos Omega-3. Mas poucos apreciam a diferença entre DHA (ácido docosahexaeônico) e EPA (ácido eico-sapentaenóico).

A proporção de DHA e EPA varia muito nos suplementos comerciais de Omega-3. A maioria tem concentrações mais altas de EPA para DHA. Principalmente porque é mais barato de fabricar e tem menos odor de peixe.

Mas estudos mostram que a maioria dos benefícios para a saúde do cérebro dos ômega-3 é derivada do DHA, e não do EPA.

Um estudo em Chicago acompanhou 815 residentes entre 1993 e 2000. Os participantes do estudo tinham entre 65 e 94 anos. 131 participantes do estudo desenvolveram a doença de Alzheimer. Aqueles que comiam peixe pelo menos uma vez por semana tinham 60% menos risco de doença de Alzheimer em comparação com aqueles que não comiam peixe.

Os pesquisadores descobriram que foi a ingestão de DHA, em vez de EPA, que reduziu o fator de risco para a doença de Alzheimer. A EPA não fez diferença alguma. [III]

E o ALA?

Suplementos de óleo de peixe e marinhos, como o óleo de krill, são uma fonte direta de DHA e EPA. As plantas contêm outro ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA).

Tecnicamente, o ALA pode ser convertido em DHA e EPA. Mas a maioria dos humanos modernos não tem a capacidade de converter fontes vegetais de Omega-3 em todo o DHA que nosso cérebro precisa.

Benefícios do DHA

DHA compõe grande parte da massa cinzenta no seu cérebro. É parte integrante das membranas celulares e as faz funcionar.

Seu cérebro é 60% de gordura. E uma grande parte disso é o DHA.

A boa notícia é; condições degenerativas não só podem ser evitadas adicionando DHA ao seu stack. Também podem ser revertidas.

DHA para um cérebro saudável

Em um estudo, pesquisadores trabalharam com 485 idosos com problemas de memória. Eles observaram uma melhora significativa com aqueles que tomaram 900 mg de DHA por dia durante 24 semanas, em comparação com o grupo controle. [IV]

Em outro estudo duplo-cego, controlado por placebo, os cientistas trabalharam com 49 mulheres com idades entre 60 e 80 anos. Um grupo recebeu 800 mg por dia de DHA durante 4 meses.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que usam o DHA tiveram uma melhora significativa nos escores de fluência verbal. E uma melhora na memória e no aprendizado. [V]

Qual é a Sensação?

É provável que caso você comece a usar DHA, você não sentirá nada. Não há sentimento estimulante profundo.

Mas se você sofre de depressão crônica, dentro de algumas semanas você deve sentir a depressão melhorar.

Depois de suplementar com DHA por algum tempo, sua cognição será melhor. Você vai pensará de forma mais clara e mais rápida. Sua memória e capacidade de aprender irão melhorar. E você provavelmente terá mais energia e motivação.

A pesquisa

O DHA é crucial para um cérebro em perfeito funcionamento. O objetivo de todo biohacker. DHA afeta a estrutura do seu cérebro, sistemas de sinalização, neurotransmissores, memória, aprendizagem, foco e atenção.

Temos décadas de pesquisa clínica para verificar a importância do DHA em qualquer stack nootrópico. E vários livros foram escritos sobre o assunto nos últimos dois anos. Aqui está uma parte do que está disponível:

DHA Reduz Hostilidade e Raiva

Em um estudo com 41 estudantes universitários no Japão, os cientistas compararam uma dieta rica em DHA (1,5 gramas / dia) com placebo. Isto foi registrado durante 3 meses para ver os efeitos das respostas hostis.

Os pesquisadores descobriram uma incidência de 27% de respostas hostis no grupo placebo quando nada de extraordinário estava acontecendo. E as respostas hostis aumentaram para 92% durante os exames finais.

Não houve aumento na hostilidade entre aqueles que tomam um suplemento de DHA. Eles até descobriram que a suplementação de DHA reduziu significativamente a hostilidade entre os funcionários da universidade. [VI]

DHA restaura neurotransmissores e memória

À medida que o cérebro envelhece, há um aumento na rigidez da membrana. Isso causa alterações nas sinapses, resultando em uma diminuição na liberação do transmissor. Potenciação de longo prazo é afetada, o que prejudica o desenvolvimento de memórias.

Vários estudos mostraram que o DHA pode suportar níveis saudáveis ​​desses neurotransmissores. Em um estudo com ratos idosos, os pesquisadores restauraram a liberação de neurotransmissores no hipocampo. E reverteu problemas de memória relacionados à idade.

A adição de ácidos graxos ômega-3 à ração dos ratos por 8 semanas elevou as concentrações de DHA em seus cérebros. E, na verdade, reverteu o prejuízo de memória relacionado à idade[VII]

DHA melhora a atenção e a aprendizagem

O DHA também tem um efeito sobre os neurotransmissores serotonina, norepinefrina, acetilcolina, glutamato e dopamina. Deficiências em DHA foram mostrados para diminuir os níveis de dopamina. Resultando em problemas com atenção e aprendizado. [VIII]

O DHA até desempenha um papel na função do receptor de neurotransmissores. O DHA afeta as estruturas da membrana das células do cérebro, incluindo os neuroreceptores. [IX]

Alguns desses receptores se comunicam dentro das células quando estimulados por glutamato, serotonina e acetilcolina[X] Os números desses receptores podem ser aumentados ao suplementar DHA.

Então, se você estiver usando nootrópicos que afetam coisas como acetilcolina, serotonina, dopamina e serotonina no cérebro. Seria sensato adicionar o DHA ao seu stack. Garantindo que você obtenha o máximo retorno do seu investimento em nootrópicos.

Dosagem

A dose diária recomendada de DHA é de 1.000 mg.

Suplementos de óleo de peixe variam em proporções de DHA para EPA. Salmão naturalmente contém mais DHA que EPA. Um suplemento de algas pode conter apenas DHA.

Suplemento DHA

O óleo de krill tem DHA e EPA. Então leia os rótulos. E qualquer que seja o suplemento, fique com pelo menos 1.000 mg de DHA.

A maioria das marcas de óleo de peixe tem se mostrado segura e livre de mercúrio. E não contêm níveis inseguros de PCBs (bifenilos policlorados).

Para evitar ainda mais os contaminantes em um suplemento não refinado, escolha um suplemento de óleo de peixe feito de peixes pequenos e oleosos como anchovas, sardinhas ou menhaden. E verifique cuidadosamente os rótulos quanto à pureza.

O ideal é obter um dos poucos suplementos disponíveis agora que são apenas DHA puro e refinado. Sem EPA.

Efeitos Colaterais

Cápsulas de óleo de peixe geralmente têm DHA e EPA. Cápsulas com EPA não são recomendadas para bebês ou crianças pequenas. Porque eles perturbam o equilíbrio entre DHA e EPA durante o desenvolvimento inicial. Isto também se aplica a mulheres grávidas.

O óleo de peixe pode causar efeitos colaterais menores, como fezes moles, dores de estômago e arrotos.

O óleo de peixe pode baixar a pressão arterial. Então, se você já toma uma medicação para baixar a pressão arterial, certifique-se de conversar com seu médico primeiro.

Se o seu suplemento contiver EPA, ele poderá interagir com os anticoagulantes e aumentar o sangramento. O mesmo é verdadeiro para a aspirina. Mas isso não é verdade do DHA. Os suplementos apenas de DHA não diluem o sangue.

Suplementos de óleo de peixe podem reduzir os níveis de açúcar no sangue. Portanto, tenha cuidado se estiver tomando medicamentos para diabetes.

Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir alguns dos efeitos colaterais da ciclosporina, que é usada para interromper a rejeição após um transplante de órgão.

Formas Disponíveis

O DHA está disponível como suplemento em duas formas:

  • Cápsulas de óleo de peixe. Que geralmente têm tanto DHA e EPA. Alguns fabricantes agora oferecem cápsulas que são apenas DHA puro e refinado.
  • DHA de algas. Que não tem EPA e vegetarianos podem consumir sem problemas.

Fonte: https://nootropicsexpert.com/dha/
Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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