Coenzima Q10 – A Enzima “Onipresente”

Coenzima Q10 (CoQ10) é uma enzima natural sintetizada em seu corpo. Também é conhecido como “ubiquinona” porque é “onipresente” (em inglês: “ubiquitous”) no corpo humano. CoQ10 é usado por todas as células.

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Fórmula Química da CoQ10

Seu corpo usa CoQ10 mais rápido do que ele pode produzir. Então você precisa suplementá-lo pela dieta ou um suplemento. Você pode obter CoQ10 ao comer peixe gordo, carne bovina, aves, nozes, sementes e óleos.

CoQ10 fornece combustível para as mitocôndrias em suas células. As mitocôndrias são as minúsculas usinas que energizam cada célula. E seu cérebro tem uma concentração mais alta de mitocôndrias em cada célula do que a maioria dos outros órgãos.

CoQ10 também é um poderoso antioxidante. Ele protege suas células dos danos causados ​​pelos radicais livres. O dano oxidativo tem sido implicado em várias doenças neurodegenerativas, incluindo doença de Alzheimer, Parkinson, Huntington e Lou Gehrig (ALS). [II]

A coenzima Q10 é usada em todo o corpo. Ajuda a produzir mais energia para as células, aumenta a saúde do coração, ajuda a manter a pressão arterial e o sistema imunológico saudáveis ​​e reduz os sinais de envelhecimento.

Aqui estamos falando sobre como CoQ10 afeta sua saúde e química do cérebro.

CoQ10 energizes the brain

Ubiquinona vs Ubiquinol: Qual é a diferença?

CoQ10 é um nutriente solúvel em gordura produzido naturalmente em seu corpo. A maior concentração de CoQ10 está nos órgãos que requerem mais energia – incluindo coração, fígado, músculos, rins e cérebro.

CoQ10 está nas mitocôndrias nas suas células. É aqui que a energia celular ocorre. Atua como um receptor de elétrons ou doador na cadeia de reações que levam à produção de energia celular.

Quando a CoQ10 oxidada (ubiquinona) aceita um elétron de outra molécula na cadeia, ela se torna Ubiquinol. E quando o ubiquinol doa um elétron, ele se torna ubiquinona. Este estado de equilíbrio é necessário e como o corpo se beneficia com a CoQ10. ubiquinol is water-soluble

A diferença química se dá pelo ubiquinol conter dois grupos de hidroxila. Isso o torna mais “hidrofílico” ou mais fácil de dissolver na água. E torna-o mais biodisponível que a ubiquinona. [III]

Na forma Ubiquinol, CoQ10 tem a capacidade de eliminar os radicais livres nas mitocôndrias e membranas celulares. Locais onde os radicais livres causam mais danos.

Os fabricantes de suplementos têm pressionado a forma Ubiquinol da CoQ10. Eles afirmam que é a melhor forma, porque é o que seu corpo produz naturalmente. Eles dizem que é absorvido até 8 vezes melhor do que outras formas de CoQ10.

O uso no mundo real, no entanto, nem sempre confirma as alegações de marketing. Algumas pessoas dizem que sentem cansaço ao usar Ubiquinol. E apenas energia quando se usa ubiquinona.

Você terá que experimentar e descobrir o que funciona melhor para você. Seu corpo pode usar os dois. Mas a ubiquinona é muito menos cara que o ubiquinol.

Como a CoQ10 funciona no cérebro?

Coenzima Q10 aumenta a saúde do cérebro de várias maneiras. Mas dois em especial se destacam:

  1. Quando você suplementa com CoQ10 suficiente, você está fornecendo às suas células cerebrais o combustível necessário para produzir trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é o combustível usado pelas mitocôndrias em seus neurônios.

As mitocôndrias são a fonte de vida e morte dos neurônios. Eles geram a energia do seu neurônio e controlam sua morte. Mas as mitocôndrias tendem a desenvolver defeitos à medida que envelhecemos.

Conforme esses defeitos se acumulam, as mitocôndrias começam a funcionar mal. Isso resulta em uma redução na produção de energia celular. E as células morrem.

O resultado dessa disfunção pode ser nebulosidade cerebral, problemas de cognição, falta de memória e recall. E, finalmente, doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Huntington, derrame e outras. [IV]

Estudos mostram que CoQ10 protege contra esse dano celular aumentando os níveis de energia. Em um estudo com ratos, cientistas colocaram CoQ10 em sua comida por 10 dias antes de lhes dar uma toxina que causava lesões cerebrais. A CoQ10 reduziu as lesões em 30%. E restaurou a produção de energia nos neurônios para níveis quase normais. [V]

  1. CoQ10 preserva a função cerebral, a doença mental e combate a enxaqueca. A CoQ10 é essencial não apenas na prevenção da deterioração cerebral em nível estrutural, mas também na manutenção da função normal em todas as idades.

Os estudos estão começando a mostrar algumas associações preocupantes entre enxaquecas e problemas de saúde mental, como depressão e esquizofreniaCoQ10 relieves migraine headaches

Os cientistas não sabem ao certo o que causa a enxaqueca. Mas pense que isso pode estar relacionado aos níveis de energia do cérebro. Estudos mostram que a suplementação de CoQ10 em crianças, adolescentes e adultos apresentou redução significativa na frequência e duração das enxaquecas. [VI]

Depressão maior, transtorno bipolar e esquizofrenia têm sido considerados problemas de saúde separados. Ultimamente, eles estão sendo reconhecidos como tendo disfunção mitocondrial em comum. E maiores níveis de estresse oxidativo. [VII]

Apenas um dos muitos estudos mostra que a depressão em adultos bipolares mais velhos teve uma redução significativa nos sintomas. Isto foi após o tratamento com 1.200 mg de CoQ10 por dia. [VIII]

Benefícios

Pesquisas de milhares de estudos mostraram que a Coenzima Q10 pode:

  • Aumentar os níveis de energia e resistência
  • Reduzir a fadiga
  • Reduzir a possibilidade de doenças relacionadas à idade
  • Reduzir a pressão arterial
  • Reduzir os níveis de açúcar no sangue
  • Fornecer proteção e energia ao seu cérebro
  • Aumentar o fluxo sanguíneo cerebral

CoQ10 to the rescue

Qual a Sensação?

Aqui estão alguns relatos de uso do CoQ10 que encontrei no reddit:

“Eu realmente senti a diferença na CoQ10 depois que eu dobrei a dose e agora tomo 2x 100mg de bioquinona por dia. Metade dessa dose eu não conseguia sentir e agora nem preciso de café antes do meio-dia. É notável sentir o impacto de um produto em seu corpo de forma tão clara.”

“Eu comecei a tomar 200mg por dia na semana passada e minhas teias de aranha mentais desapareceram. Eu posso correr mais sem ficar ofegante. Eu estou acordando refrescado e indo dormir sem remédios para dormir ou audiobooks.
Por considerações de interação, estou tomando: L-Teanina, Coq10, Creatina, Óleo de peixe e tenho uma dieta vegetariana”

“Para mim, CoQ10 ajuda muito com exercícios de resistência e cardio, também me mantém ativo durante o dia e me deixa menos propenso a tirar um cochilo, eu costumava estar fraco e cansado durante o dia e ficava com sono por volta das 14h. (…) Eu tomo 50mg, tomei 100mg e me deu insônia não conseguia dormir até 3 da manhã. Tomo de manhã com o café da manhã.
O ubiquinol me deixou cansado por algum motivo, então voltei pra Coq10 regular.”

“Por volta dos 20 anos, sofri de um surto de extrema ansiedade (…) e depressão. Foi muito físico para mim. Eu estava fumando muita maconha e cigarros e tinha realmente desenvolvido uma condição diagnosticada como Fenômeno Raynauds acompanhada por disautomia geral. Minhas mãos e pés estavam sempre frios e entorpecidos, e às vezes o oposto. Parar de fumar depois de 5 ou mais anos levou à uma boa redução nos sintomas, mas não completamente no entanto. Eu ainda tinha muita dor muscular, fadiga, inflamação geral e não lidava bem com os invernos. Eu uso Kratom e maconha para administrar essa dor até hoje. Tomei absolutamente todos os suplementos sob o sol até que tomei a CoQ10.
As últimas 3 semanas tomando CoQ10 foram a redução dos meus sintomas que tenho procurado durante todo este tempo. Reduzi consideravelmente a minha dor, agora posso subir escadas sem ficar sem fôlego, não estou mais cansada o dia inteiro e não tão ansiosa quanto estressada. Perdi 5 anos da minha vida para as minhas doenças e pensei que estava fadado a viver o resto da minha vida sendo 50% de mim mesmo. Atualmente estou tomando 400mg, duas vezes ao dia. Desculpem-me pela história, mas este suplemento trouxe muita alegria para minha vida e meu relacionamento com meu parceiro, meu cachorro e todas as atividades divertidas que eu deixei no passado.”

A Pesquisa

A CoQ10 foi isolada pela primeira vez a partir de corações de boi na Universidade de Wisconsin em 1957. A pesquisa continuou na Merck & Company, no Stanford Research Institute e na Universidade do Texas em Austin. Muitos estudos de todo o mundo foram publicados desde então. [IX]

CoQ10 pode melhorar a aprendizagem

Um estudo da Universidade do Texas foi realizado para descobrir se a suplementação com CoQ10 ou Vitamina E poderia ajudar os ratos mais velhos a aprender tarefas mais rapidamente. Os pesquisadores separaram grupos de ratos mais velhos. E deu a cada rato CoQ10, Vitamina E ou ambos durante 14 semanas.

Os ratos passaram por uma bateria de testes que avaliam o aprendizado, a memória e a função psicomotora. O estudo concluiu que CoQ10 combinado com a vitamina E trabalhando em conjunto impulsionou o desempenho em todos os testes. [X]

CoQ10 melhora a memória

A morte neuronal causada pelo estresse oxidativo está implicada em uma série de doenças neurodegenerativas. Incluindo a doença de Alzheimer, Parkinson e derrame.

O estresse oxidativo é um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do organismo de desintoxicar o dano causado pelos radicais livres. A exposição a toxinas no ambiente cotidiano pode causar estresse oxidativo.

Pesquisadores da Universidade de Windsor, no Canadá, demonstraram esse efeito usando células humanas no laboratório exposto a um herbicida comumente usado na América do Norte.

Seu cérebro exposto a essa toxina causa apoptose (morte celular programada) e fragmentação do DNA. Mas os cientistas descobriram que as células pré-tratadas com CoQ10 impediram o estresse oxidativo e os danos aos neurônios[XI]

CoQ10 reverte a doença da Guerra do Golfo

O profundo efeito protetor da CoQ10 nos neurônios cerebrais e na memória foi comprovado em estudos com soldados que lutaram na Guerra do Golfo Pérsico. CoQ10 relieves Gulf War Illness

Cerca de um terço dos 700.000 soldados mobilizados durante a primeira Guerra do Golfo Pérsico foram diagnosticados com Doenças da Guerra do Golfo (GWI). Os sintomas incluem fadiga, dor muscular, fraqueza e diminuição da função cognitiva.

A doença da Guerra do Golfo foi causada pela exposição a pesticidas, gás sarin e outras toxinas durante a guerra.

Quarenta e seis veteranos da Guerra do Golfo dos Estados Unidos participaram deste estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Todos foram diagnosticados com GWI.

Os veteranos receberam CoQ10 em forma de pílula, ou placebo por 3 meses e meio. Os pesquisadores concluíram que 80% daqueles que receberam apenas 100 mg de CoQ10 durante este estudo viram melhorias nas dores de cabeça, irritabilidade, memória e dor muscular.

O grau de melhoria correlacionou-se com o grau em que os níveis de CoQ10 no sangue aumentaram[XII]

Dosagem

A dosagem de CoQ10 depende do que você está tentando realizar. Geralmente, a dosagem para um adulto saudável é de 30 a 400 mg por dia.

  • Como antioxidante: 60 – 150 mg por dia
  • Problemas de controle muscular: 300 – 3.000 mg por dia
  • Doença de Alzheimer: 400 mg por dia
  • Recuperação de ataque cardíaco: 30 – 600 mg por dia
  • Para prevenir doenças cardíacas: 200 mg por dia
  • Efeitos colaterais da quimioterapia: 50 – 90 mg por dia
  • Melhorar o desempenho do exercício: 50 – 300 mg por dia
  • Infertilidade masculina e doença de Peyronie: 30 – 300 mg por dia
  • Dor do nervo diabético: 400 mg por dia
  • Perda de peso: 100 mg por dia

Nota: a dosagem recomendada é enquanto você tiver sintomas. Trabalhe com o seu médico e faça o teste para os níveis de CoQ10 no seu sangue. Uma vez que seu nível de CoQ10 esteja otimizado, você pode voltar a uma dose de manutenção.

Efeitos colaterais

CoQ10 pode reduzir o efeito tóxico de alguns medicamentos quimioterápicos. E isso pode aumentar a eficácia de alguns medicamentos para pressão arterial. O que pode ser bom ou ruim dependendo da sua situação.

CoQ10 pode reduzir a eficácia de um anticoagulante como a varfarina. Também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Então, precisa ser monitorado se você tem diabetes.

Aconselha-se precaução quando se utiliza CoQ10 com aspirina. Especialmente se você tem um distúrbio de sangramento.

Algumas pessoas que usam CoQ10 relatam erupções cutâneas, náusea, dor abdominal, tontura, sensibilidade à luz, irritabilidade, dor de cabeça, azia, fadiga e redução da pressão arterial.

Alguns biohackers dizem que sentem fadiga quando usam ubiquinol, mas não com a ubiquinona. Experimente e veja o que funciona melhor para você.

Fale com o seu médico se estiver tomando algum medicamento antes de começar a usar CoQ10.

Formas Disponíveis

Existem dois tipos de CoQ10 usados ​​em suplementos de CoQ10: ubiquinona e ubiquinol. Alguns profissionais de saúde alternativa aconselham ficar longe de ubiquinona porque seu corpo tem que convertê-lo em Ubiquinol para usá-lo.

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Se você tem menos de 25 anos e está com boa saúde, você pode provavelmente obter o benefício da CoQ10 com a ubiquinona menos cara. Mais de 25 e você está melhor com Ubiquinol.

Ubiquinol é idêntico a 95% da CoQ10 que seu corpo é projetado para produzir naturalmente. O que significa que seu corpo não precisa converter o CoQ10 para usá-lo.

Algumas pesquisas in vitro mostram que o Ubiquinol é até 8 vezes mais biodisponível que outros suplementos de CoQ10. (8 vezes é provavelmente uma alegação de marketing exagerada).

CoQ10 vem em forma de líquido e cápsula. A lógica diz que a forma líquida é mais fácil de absorver pelo seu corpo.

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Quantidades da Coenzima Q10 em Alimentos Selecionados
Comida Peso Coenzima Q10 (mg)
Carne Frita 85 gramas * 2,6
Arenque Marinado 85 gramas 2,3
Frango Frito 85 gramas 1,4
Óleo de Soja 1 colher de sopa / 15 ml 1,3
Óleo de Canola 1 colher de sopa / 15 ml 1,0
Truta Arco-Iris Cozido no Vapor 85 gramas 0,9
Amendoim Torrado 28 gramas 0,8
Sementes de Gergelim Torradas 28 gramas 0,7
Pistache Torrado 28 gramas 0,6
Brócolis Cozido ½ xícara picada /  50g 0,5
Couve-flor Cozido ½ xícara picada / 50g 0,4
Laranja 1 laranja média 0,3
Morangos ½ xícara / 50g 0,1
Ovo cozido 1 ovo médio 0,1
* Uma porção de 85 gramas de carne ou peixe é aproximadamente do tamanho de um baralho de cartas.

Pra quem sabe inglês e deseja uma fonte detalhadíssima sobre a CoQ10, recomendo a leitura deste artigo universitário: https://lpi.oregonstate.edu/mic/dietary-factors/coenzyme-Q10#sources

Fontes: https://nootropicsexpert.com/coenzyme-q10/
https://www.reddit.com/r/Nootropics/comments/7l6end/coq10_eliminates_my_migraines_and_brain_fog/

https://lpi.oregonstate.edu/mic/dietary-factors/coenzyme-Q10#sources

Tradução: Renan Marron e Mota

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Sobre o Autor

Meu propósito de vida é difundir a arte do biohacking ajudando o maior número de pessoas. Sou viciado na possibilidade de nos tornarmos imortais e já provei quase todos os nootrópicos que sem notícia.

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